PINHEIRAL
O Programa Estadual do Artesanato em Movimento foi realizado na manhã desta segunda-feira na cidade. Mais de 50 artesãos se cadastraram no projeto, que é uma parceria entre a Secretaria de Estado de Turismo e a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo.
O prefeito Ednardo Barbosa (MBD) esteve presente, assim como a a vice-prefeita e secretária de Educação, Sediene Maia; o presidente da Associação de Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda (AAPVR), Ubirajara Vaz; a subsecretaria do Estado de Turismo, Néa Mariozz; o vereador e líder de governo, Magno Vicente; o secretário municipal Esporte, Cultura, Lazer e Turismo, Júlio Barbosa. Participaram ainda a chefe do Departamento de Turismo, Tânia Amorim e do chefe do Departamento de Lazer, Antônio Carlos de Almeida.
Uma palestra sobre o programa foi realizada pela subsecretária de Estado de Turismo, Néa Mariozz. “Agora nossos artesãos terão a oportunidade de ampliar suas possibilidades para gerar renda e mostrar a sua arte em feiras e eventos também no Rio de Janeiro. Queria também agradecer todo empenho de nossos artesãos e por terem confiado em nossa gestão”, disse Ednardo, que anunciou melhorias previstas para os artesãos.
Ednardo disse que estão comprando mesas próprias para os artesãos poderem participar de feiras na cidade, e que ainda espera expandir as Feiras de Artesanato e dos Produtores para a praça próxima a sede da prefeitura. Segundo ele, é possível que a feira aconteça a cada 15 dias.
A subsecretária do Estado de Turismo destacou a importância dos artesãos em um momento de crise financeira. “O turismo do Rio de Janeiro hoje é uma saída do momento econômico que estamos vivendo. É uma forma de trazer o dinheiro para dentro do Estado. Perdemos muito dinheiro por causa da crise do petróleo e a saída eminente é o turismo. O artesanato vem de encontro com esse turismo, os turistas querem consumir esses produtos, mas nada industrializado, eles procuram produtos feitos a mão. Estamos procurando reverenciar a história do nosso estado através das obras”, disse Néa Mariozz, completando que cadastrados no programa estadual, os artesãos terão facilidades para participar de feiras, comprar material mais barato e ainda ter a carteira que reconhece a profissão.
NOVO LOCAL PARA VENDA
Presente ao evento, o presidente da Associação de Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda (APPVR), Ubirajara Vaz, colocou à disposição um espaço na área campestre da associação, localizada em Pinheiral, para os artesãos da cidade comercializarem seus produtos. “Realizamos de três em três meses a Feira da Roça e, certamente, contaremos com a presença de todos os artesãos de Pinheiral”, disse Ubirajara.