PINHEIRAL
Mais de 50 artesãos do município receberão hoje a carteira nacional do artesão do Programa Estadual do Artesanato em Movimento. O cadastramento aconteceu através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo e a Secretaria de Estado de Turismo.
O objetivo do programa é reconhecer a atividade como geradora de desenvolvimento regional e registro vivo na história local. O programa coloca em prática ações que visam o empreendedorismo para os inscritos, além de identificar e mapear a matéria-prima e técnica utilizada pelos artesãos do estado. A carteira nacional do artesão dá direito aos artesãos a participarem de feiras estaduais de artesanato, divulgação, capacitação, qualificação, microcréditos e maior comercialização de seus produtos.
“Após o cadastro dos artesãos que foi realizado no dia 5 de fevereiro, na sede da Prefeitura de Pinheiral, eles irão receber a Carteira Nacional do Artesão. Com esta carteira terão várias vantagens como a participação em oficinas, cursos, em feiras nacionais e internacionais”, disse a diretora do Departamento de Turismo, Tânia Amorim, destacando que as ações de incentivo aos artesãos estão contribuindo para o turismo.
De acordo com ela, o setor e o artesanato estão sempre ligados, pois as pessoas querem levar uma lembrança da cidade. “Nosso artesanato cresceu e essa conquista será um incentivo para a participação de outros artesãos, pois seus produtos deixam sempre uma marca para o município. Mesmo vivendo um momento de crise econômica no país, estamos trabalhando para incentivar ainda mais o crescimento deste grupo e fomentar essa fonte geradora de renda em nosso município”, disse a diretora do Departamento de Turismo.