ANGRA DOS REIS
Um mar de gente tomou conta do Cais de Santa Luzia, no Centro da cidade, na noite de sexta-feira, dia 22. Após dois anos sem festa por conta da pandemia, moradores e turistas festejaram no Arraiá da Cidade com muita animação. A apresentação das tradicionais quadrilhas juninas e os shows da dupla Calebe e Leilane e Bonde do Forró levaram público ao delírio. Angra, que tem uma das festas de São João mais fortes do país, se transformou na capital do forró.
Promovido pela prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Patrimônio, em parceria com a Associação das Quadrilhas Juninas de Angra dos Reis, voltou com força total. Na primeira noite do Arraiá da Cidade se apresentaram as quadrilhas juninas convidadas Zé do Brejo e Zé Piri , além do grupo Aconchego da Ciça, que deu início à disputa pelo título de melhor quadrilha de 2022. A competição contará ainda com a apresentação na noite deste sábado, dia 23, das quadrilhas juninas Escorrega Show, Emoções Juninas e Compadre Nequinho, além dos shows de Dyego Rezende e da cantora Elba Ramalho, que promete muita animação e aconchego. Já no domingo, dia 24, será a vez dos grupos folclóricos Zé Buscapé, Dona Junina e Dito Peres se apresentarem, seguidas dos shows de Trio Mambucaba e Rastapé.
Quadrilhas juninas também se apresentam no “Arraiá da Cidade”-Wagner Gusmão/PMARPara o secretário de Cultura e Patrimônio, Andrei Lara, a primeira noite do Arraiá da Cidade já mostrou que se trata de uma festa para todas famílias, seja de Angra ou de turistas. “Estou muito feliz em fazer parte da retomada dos festejos juninos em nossa cidade. Angra tem essa tradição cultural que não devemos deixar morrer e incentivar cada vez mais. O Arraiá da Cidade é um evento com a cara de Angra, voltado para as famílias e a primeira noite já mostrou que teremos um fim de semana de muita alegria”, disse Andrei.
As quadrilhas juninas estão recebendo este ano um incentivo jamais concedido, na ordem de R$ 15 mil para cada uma, para que possam arcar com parte dos investimentos feitos em suas apresentações. É um investimento na cultura da cidade que contribui para o fortalecimento cada vez mais das festas de São João. Além das apresentações das quadrilhas juninas e dos shows de grandes músicos, barracas de comidas e bebidas são um atrativo para todos na área do evento.