Mais de 60 mulheres são atendidas durante o projeto ‘Sábados de Outubro’

0

VOLTA REDONDA

Mais 60 mulheres de Volta Redonda fizeram, hoje, mamografias no Centro de Imagens Gecy Vieira Gonçalves, que fica localizado no Estádio Raulino de Oliveira.  A notícia foi confirmada pela Prefeitura de Volta Redonda, por meio de sua assessoria, que explicou que, com o nome de ‘Sábados de Outubro’, a iniciativa tem como objetivo reforçar a oferta de exames e faz parte do ciclo de ações em comemoração ao Outubro Rosa, campanha que chama a atenção para a saúde da mulher. Ainda segundo a administração municipal, os exames foram marcados previamente, por encaminhamentos das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e da Policlínica da Mulher.

Segundo o prefeito Samuca Silva, durante esse mês, diversas ações foram realizadas no município e que a administração municipal tem cuidado da saúde da mulher o ano todo. “Modernizamos e reformamos o Centro de Imagem Gecy Vieira que funcionava de forma limitada com um mamógrafo e tomógrafo quebrado. Com esse investimento, conseguimos zerar a fila de espera para exames de mamografia. O resultado é que o número de mortes, causados pelo de câncer de mama, caiu pela metade na cidade”, comemorou o prefeito.

CENTRO DE IMAGENS

Durante todo o mês de outubro, o Centro de Imagens ficou aberto de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas, e nos finais de semana de 7 às 17h30min, segundo a prefeitura. Além das mamografias, o Centro de Imagens ofereceu às mulheres de Volta Redonda diversas ações enquanto elas esperavam para serem atendidas. O musical ‘Sonho Impossível’, apresentado pelo grupo da Academia da Vida, declamação de poesias, dicas de maquiagem e beleza e a campanha de doação de lenços para as mulheres em tratamento de câncer foram algumas das ações realizadas. Para fechar a programação, neste sábado, houve tratamento de estética facial, design de sobrancelhas, massagem corporal e estética, além da apresentação do grupo de dança da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel).

Shirlei Lopes Pereira, 54 anos, moradora do bairro Santo Agostinho, foi uma das mulheres atendidas. “Eu faço acompanhamento com um mastologista na Policlínica da Mulher e fui agendada para fazer minha mamografia hoje. Tudo de forma tranqüila, sem burocracia e sem fila. Eu agradeço pela saúde pública que temos em Volta Redonda. Sempre fui muito bem atendida em tudo que preciso”, disse a paciente.

Segundo o secretário Municipal de Saúde, Alfredo Peixoto,  a campanha foi um sucesso e mobilizou as mulheres voltaredondenses sobre a importância dos cuidados preventivos.

INVESTIMENTOS

Volta Redonda está entre as 50 cidades do Brasil que mais investiu em saúde, de acordo com o relatório elaborado pela empresa de consultoria e inteligência de mercado Urban Systems, de atuação nacional. O município aparece em 43º, a frente de cidades como Botucatu (SP), Goiânia (GO) e Blumenau (SC). Alguns indicativos foram levados em consideração como a oferta de leitos, profissionais qualificados, cobertura de atendimento, investimento público no setor e mortalidade infantil.

A administração municipal investiu, somente no ano passado, R$ 230 milhões na saúde e o município foi reconhecido pela Federação Nacional dos Prefeitos como a terceira cidade que mais investiu em saúde no Sudeste do País, superando outras cidades do Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo. De acordo com a Constituição Federal, através da Lei Complementar 141, o investimento em saúde nos municípios deve ser de 15%. Em Volta Redonda foram investidos 37% no ano passado.

Deixe um Comentário