ESTADO
O Dia Estadual da Economia do Mar, projeto de lei de autoria da deputada Célia Jordão, foi aprovado em primeira discussão pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), na última quarta-feira, 12. A data, após sanção do governador Cláudio Castro, se aprovado em segunda discussão, será inserida no Calendário Oficial com celebração anual em 16 de novembro.
A deputada destacou que o projeto tem o objetivo de valorizar e conscientizar sobre a importância das atividades econômicas ligadas ao ambiente marítimo, fundamentais para a identidade cultural, o desenvolvimento social e a dinâmica econômica do estado. “A relação do Rio com suas extensas áreas costeiras e recursos marinhos remonta há séculos e segue moldando nossa história e economia. A data reconhece e celebra essa relevância”, afirma a deputada.
Segundo o projeto de lei, podem ser realizadas palestras, seminários, workshops, exposições e outros eventos voltados à difusão do conhecimento sobre a Economia do Mar. “Será uma oportunidade estratégica para ampliar a compreensão sobre o setor, incentivar a preservação dos ecossistemas marinhos e estimular novas gerações a buscarem carreiras ligadas ao mar”, explica Célia Jordão.