ESTADO
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) anunciou que os eleitores que ainda não possuem cadastro biométrico podem realizar a coleta de digitais em qualquer Zona Eleitoral ou Central de Atendimento ao Eleitor (CAE) do estado. Com a reabertura do cadastro eleitoral, todos os serviços voltaram a ser oferecidos de forma presencial, embora a coleta biométrica ainda precise ser feita presencialmente e não esteja disponível pelo site de autoatendimento do TRE-RJ.
Eleitores que emitirão o título pela primeira vez ou que ainda não possuem registro biométrico devem comparecer pessoalmente às unidades da Justiça Eleitoral para coletar as digitais. Os postos atendem de segunda a sexta-feira, das 11 às 17 horas, sem necessidade de agendamento prévio.
Para verificar se a biometria já foi coletada, os eleitores podem consultar o link específico do TRE-RJ. Aqueles que ainda não têm o registro devem se dirigir ao cartório eleitoral ou à CAE para o procedimento. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo Disque TRE-RJ, no telefone (21) 3436-9000.
Atualmente, cerca de quatro milhões de eleitores no Rio de Janeiro ainda não possuem o cadastro biométrico, representando 32% do eleitorado. O TRE-RJ tem como meta atingir a biometrização de 100% dos eleitores até 2026, quando a identificação digital será obrigatória para votar.
Nas últimas eleições, 1.094.080 eleitores fluminenses com biometria registrada no Detran-RJ foram identificados por digitais no primeiro turno, graças a um convênio entre o TRE-RJ e o órgão estadual. Esses dados estão em processo de incorporação ao banco de dados da Justiça Eleitoral.
Além do cadastramento biométrico, os postos eleitorais oferecem serviços como emissão do título, transferência de domicílio, regularização eleitoral, emissão de certidões e justificativa de ausência em eleições.