Após ação de filha, vereador de Barra Mansa elabora projeto voltado para doação de cabelos para pessoas com câncer

Por Carol Macedo

BARRA MANSA

A Câmara de Barra Mansa está em recesso parlamentar e retorna às sessões no dia 6 de fevereiro. O vereador Eduardo Pimentel (PV) trabalhará para aprovação de um projeto de lei de sua autoria. Trata-se do que cria o Programa de Incentivo à Doação de Cabelos para Pessoas em Tratamento de Câncer. A finalidade é sensibilizar as pessoas sobre a doação de cabelos para ONGs e entidades que produzam prótese capilar para distribuição gratuita a pessoas carentes ou de baixa renda em tratamento.

Os objetivos são simples: promover a solidariedade, enaltecer a importância do gesto altruísta em meio a dor provocada pelo câncer e recuperar a autoestima dos pacientes em tratamento.

E quem disse que crianças não podem contribuir para a boa política está errado. Prova disso é que a ideia para o projeto de lei partiu após um pedido da filha de Eduardo Pimentel, Maria Eduarda, de 13 anos. Ela decidiu no ano passado que cortaria seu cabelo e faria doação para que uma criança em tratamento do câncer pudesse voltar a ter cabelos. “A gente sabe que quando a criança descobre que está com câncer fica muito triste e, uma das primeiras coisas que vem na cabeça é que vai precisar raspar o cabelo. Tive a iniciativa de cortar meu cabelo e pedir para meu pai fazer o projeto de lei para que mais crianças possam ser beneficiadas”, contou Maria Eduarda.

E diante desses argumentos da filha o vereador elaborou o projeto. “Não tem como negar o pedido de um filho, ainda mais quando tem tamanha nobreza. Me senti orgulho e uma coisa que me emocionou é uma criança que quando tinha 12 anos já estava pensando no próximo. Sou a quarta geração de vereadores da minha família e quem sabe ela não será a quinta para continuar o legado? Essa sensibilidade de ajudar o próximo é muito importante na nossa vida, na política é ainda mais gratificante”, destacou Dudu, completando que muitas mulheres gostariam de utilizar prótese capilar durante o tratamento, contudo não possuem acesso ao acessório, muitas vezes em função de seu alto custo. Ao mesmo tempo, existem pessoas interessadas em doar os cabelos cortados a fim de ajudar pacientes oncológicos, mas não sabem fazê-lo.

Se aprovado pelos vereadores e sancionado pelo prefeito Rodrigo Drable, o programa poderá ser desenvolvido por entidades representativas, por meio de ações, eventos, projetos, divulgações. O artigo quarto do projeto de lei aponta que “as próteses capilares confeccionadas a partir das arrecadações do programa instituído por esta Lei, também poderão ser destinadas à rede de hospitais e Unidades de Saúde localizadas no município de Barra Mansa responsabilidade legal do servidor por outra pessoa decorre de parentesco, adoção, tutela, curatela ou outra modalidade de relacionamento prevista na legislação”.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos