Vereador pede criação de Programa de Prevenção e controle de Obesidade em Resende

0

RESENDE

O município pode ter um Programa de Prevenção e Controle de Obesidade. O Plenário aprovou, recentemente, a indicação do vereador Sandro Ritton (União Brasil) sugerindo ao Poder Executivo a criação do Programa com objetivo de oferecer acompanhamento nutricional, psicológico, bem como exercícios físicos para pessoas com obesidade na cidade. A propositura foi encaminhada para apreciação do prefeito Diogo Balieiro Diniz.

Segundo o vereador Sandro, a indicação visa a criação de um projeto em que as pessoas com obesidade serão acompanhadas por profissionais da nutrição, da educação física bem como da psicologia, e, ainda médicos, quando houver necessidade. “O programa tem como objetivo promover atividades físicas voltadas para pessoas obesas, dietas especializadas, bem como acompanhamento psicológico uma vez que a obesidade pode ser causada por distúrbios como ansiedade e depressão”, explicou o parlamentar. Ritton ainda informou que o acompanhamento deverá perdurar enquanto os profissionais acharem necessário, ou até que se alcance o objetivo de emagrecimento saudável. “Vale destacar que o emagrecimento saudável consiste na consciência da necessidade de reeducação alimentar, bem como de exames dentro das taxas tidas como normais”, complementou.

OBESIDADE

A obesidade é uma doença que tem crescido no Brasil e no mundo. Dados do Ministério da Saúde revelam que, aproximadamente 60% dos adultos brasileiros já têm excesso de peso, o que representa cerca de 96 milhões de pessoas, e um em cada quatro tem obesidade, num total de mais de 41 milhões de pessoas, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde PNS/2020.  Em 2021 9,1 milhões de indivíduos adultos atendidos na Atenção Primária à Saúde (APS) já tinham diagnóstico de excesso de peso e mais de 4 milhões, de obesidade, sendo que 624 mil tinham obesidade grave (grau III). (Fonte: Ministério da Saúde)

Deixe um Comentário