VOLTA REDONDA
O Hospital do Médio Paraíba Dra. Zilda Arns Neumann receberá um aparelho de ressonância magnética adquirido pela prefeitura por meio de emendas de bancada de deputados federais do Estado do Rio de Janeiro. O investimento é de cerca de R$ 5,8 milhões e o equipamento atenderá pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) da região. E hoje aconteceu a primeira visita técnica dos técnicos da empresa Siemens para avaliar o espaço da unidade. Foram sugeridas as adequações necessárias e a previsão é que o aparelho entre em funcionamento em outubro.
O prefeito Antonio Francisco Neto agradeceu à bancada de deputados federais do Rio pelos recursos e à parceria com o Governo do Estado para implantar o novo equipamento na unidade em benefício da população do Sul do estado. “Estamos unindo esforços, tirando importantes investimentos do papel, para melhorar a saúde da população. Além do aparelho de ressonância, os pacientes do SUS em Volta Redonda contarão em breve com os hospitais São João Batista, do Retiro (Dr. Munir Rafful) e a UPA Santao Agostinho totalmente reformados, melhorando ainda mais o atendimento na rede pública”, afirmou o prefeito.
O aparelho de ressonância magnética é utilizado em hospitais como Sírio-Libanês e Alemão Oswaldo Cruz, unidades de referências no país. O equipamento é moderno e conta com recursos de inteligência artificial que permitirá maior produtividade e tecnologia para uma avaliação de corpo inteiro. Outro diferencial é a capacidade de carga da mesa de exames, que suporta até 250kg, a maior capacidade de um equipamento da região, podendo realizar exames com facilidade em pacientes obesos. Também possui abertura de 70cm, que proporcionam mais conforto aos pacientes.
“Com a nova ressonância, o paciente terá acesso a exames de alta qualidade de imagem, realizados de forma até 50% mais rápida do que as ressonâncias convencionais em um ambiente confortável. Para quem se sente incomodado com ruídos e/ou claustrofobia, o aparelho possui recursos que reduzem significativamente esses efeitos”, explicou Denis Frossard de Andrade, que é gerente de Engenharia Clínica da SMS e acompanhou os técnicos da Siemens durante a visita.
O aparelho ainda conta com recursos para exames cardíacos, oncológicos e vasculares e também permite realizar biópsia de mama por ressonância.