BARRA MANSA
De raízes fincadas no ciclo do café no século XIX, Barra Mansa soube se reinventar ao longo das décadas e hoje consolida sua economia no comércio, indústria e nos serviços. Pequenos empreendedores e a agropecuária também ganham espaço, diversificando as fontes de renda e projetando um futuro promissor através do seu Condomínio Industrial para os próximos anos.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico Tecnologia e Inovação, Cesar Gonçalves de Carvalho, ‘é tempo de Barra Mansa’. “O prefeito Furlani resume a atualidade de Barra Mansa nesta frase. É o momento dos munícipes terem o poder de pertencimento, de ver a cidade mais bonita, de ver obras em andamento, diversos investimentos, além da volta de alguns eventos culturais, dão esse sentimento de renovação do amor e do orgulho de se viver aqui”, avalia.
Dois setores propulsores desse crescimento é o Condomínio Industrial, alavancado pela Lei do Aço se refere à Lei Estadual nº 8.960/2020, de autoria do deputado estadual Gustavo Tutuca no Rio de Janeiro, que concedeu um regime tributário diferenciado para o setor metalmecânico, reduzindo a alíquota do ICMS a 3% para as empresas que aderirem ao benefício fiscal. “Temos várias indústrias prospectando no nosso parque industrial, estamos começando obras de infraestrutura, drenagem, arruamento. Recentemente, a MRS anunciou o investimento de R$ 20 milhões para a instalação de um terminal ferroviário da empresa no local, validando a área como hub logístico do Sul Fluminense. Esse terminal vai dar oportunidade da cadeia do aço ter escoamento da produção, vai mudar a história de Barra Mansa”, destaca, informando que já há a confirmação de três grandes empresas a serem instaladas no local, outras quatro estão em negociação.
Outro ponto de crescimento econômico na cidade é o setor imobiliário. “Já aprovamos mais de 1,1 mil unidades habitacionais, entre lotes, casas e apartamentos. São empresas buscando construção de novos condomínios em nossa cidade, uma teve até 650 unidades vendidas em horas. Essa é a retomada da confiança, das pessoas querendo comprar imóveis e empresários querendo investir na cidade”, cita.
TURISMO E Artesanato
Cesar, ainda destaca os projetos focados em turismo rural e no artesanato. “No dia 20 de novembro vamos lançar a Rota da Fé, este é um projeto idealizado por meio da parceria entre os municípios de Barra Mansa e Quatis, e tem como objetivo valorizar a fé popular e fomentar o turismo religioso como uma alternativa de desenvolvimento econômico, cultural e espiritual para a região. O projeto também beneficiará a prática de esportes, o artesanato, a gastronomia local, a divulgação das fazendas históricas e outros aspectos da cultura das cidades”, explica o secretário, informando que com a rota, a feira dos produtores rurais do município será fomentada.
O roteiro intermunicipal contempla três pontos de grande importância histórica e religiosa: a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Amparo (Barra Mansa), a Igreja Nossa Senhora do Rosário (Quatis) e o Santuário Diocesano de Adoração Coração Eucarístico de Jesus (Floriano – Barra Mansa). Seguindo em direção ao Santuário Nacional de Aparecida, em São Paulo.
Em Barra Mansa há mais de 100 artesãos cadastrados no município. “Começamos um mapeamento através de consultoria com o Sebrae e capacitações para elevar nível dos produtos, além disso, conseguimos a inserção permanente de produtos artesanais religiosos no Santuário de Floriano, dando mais visibilidade aos produtos”, avalia.
O secretário ainda destaca que no próximo dia 9 de novembro haverá uma edição especial do ‘Rua de Compras’ com foco na Black Friday e no Natal. Cesar destaca que a cidade terá decoração especial natalina. “Através da decoração vamos chamar a população para as ruas, e com isso, fomentar as vendas para a época. O comércio vem fazendo diversas ações em parceria com as entidades, shows de prêmios. No dia dos pais injetamos mais meio milhão na economia da cidade”, cita.
SALA DO EMPREENDEDOR
Coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, em parceria com o Sebrae, a Sala do Empreendedor é referência na cidade para quem deseja abrir ou regularizar seu negócio como MEI. Localizada no pátio do Centro Administrativo Prefeito Luiz Amaral (Campla), no Centro, a unidade realiza atendimentos de forma gratuita, simplificada e sem burocracia, fortalecendo o empreendedorismo de base local. Neste ano, recebeu o Selo Ouro de Referência em Atendimento do Sebrae. O prêmio é entregue pelo Sebrae e visa reconhecer a qualidade dos trabalhos prestados aos empresários locais.
Lehenda: Na área do parque estão começando as obras de infraestrutura, drenagem e arruamento