ANGRA DOS REIS
O Instituto de Previdência Social de Angra dos Reis (AngraPrev) assumirá o custeio de 100% de sua folha de pagamento a partir de 31 de março. Significa que todos os 2.305 aposentados e pensionistas do município passarão a receber seus vencimentos com recursos da autarquia.
Desde a criação do regime de previdência próprio de Angra, em 2002, e posteriormente do AngraPrev, em 2009, a folha de pagamento era custeada em parte pela Prefeitura, por meio do Plano Financeiro, e em parte pelo instituto, via Plano Previdenciário. Até o momento, a Prefeitura mantinha a remuneração de 664 aposentados e pensionistas. Essa divisão ficou conhecida como segregação de massas.
— A capacidade financeira do AngraPrev está muito clara. A partir deste mês, todos os aposentados serão remunerados diretamente pelo AngraPrev. Vamos acabar com a segregação de massas, em que a Prefeitura contribuía com uma parte e o instituto com a outra. Isso acontecia desde a criação do AngraPrev, há 23 anos — destacou o prefeito Cláudio Ferreti.
Para que isso fosse possível, o AngraPrev realizou estudos técnicos, tendo todas as ações amparadas pela legislação federal e fiscalizadas pelo Ministério da Previdência Social.
— Isto é fruto de um trabalho de muita responsabilidade, construído ao longo dos anos pelo AngraPrev. Esse dinheiro, que a Prefeitura deixará de utilizar para a recomposição salarial dos aposentados, poderá ser aplicado em outras políticas públicas que melhorem a qualidade de vida dos moradores, como saúde e educação — comentou a presidente do AngraPrev, Luciane Rabha.