Angra recebe mais uma certificação de ‘Amiga da Amamentação’

0

ANGRA DOS REIS

A Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Jacuecanga conquistou a certificação IUBAAM (Iniciativa Unidade Básica Amiga da Amamentação) devido às ações desenvolvidas de incentivo ao aleitamento materno.

A certificação é concedida pela Secretaria Estadual de Saúde às unidades de saúde que conseguem implementar os “Dez Passos para o Sucesso da Amamentação”, estabelecidos pela Resolução nº 2673/2005, que criou a IUBAAM no Estado do Rio. Além disso, a conquista representa o reconhecimento das ações das unidades em prol da promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, contribuindo para a saúde e o bem-estar dos bebês, das mães, e de suas famílias.

A primeira unidade do município a receber o título foi a Clínica de Saúde da Família do Centro, que foi certificada em dezembro de 2023. Com esse novo título, Angra dos Reis soma duas unidades certificadas.

A ESF Morro da Carioca será a próxima a solicitar a certificação, após inauguração da nova sede da unidade. Para receber a certificação, cada unidade candidata passa por uma rigorosa avaliação feita pelos técnicos da secretaria estadual, que inclui entrevistas com toda a equipe de funcionários da ESF, com as gestantes e lactantes (mães que estão em fase de amamentação).

Nesta visita, os técnicos do Governo do Estado avaliam se a unidade está cumprindo cada um dos dez passos. Nas entrevistas com a equipe da ESF eles verificam se todos foram capacitados e se estão envolvidos com as ações de incentivo à amamentação. Com as mães lactantes e gestantes, o objetivo é apurar se elas receberam de forma correta, durante o pré-natal e nas consultas de puericultura (acompanhamento do bebê), as orientações sobre a importância da amamentação e disponibilidade de acolhimento para superar qualquer dificuldade encontrada durante o aleitamento – explica a pediatra Regina Céli Brito, da área técnica de Saúde da Criança da secretaria de Saúde.

Requisitos para ser “Unidade Amiga da Amamentação”

De acordo com os critérios exigidos pelos “Dez Passos” a serem cumpridos, a unidade precisa ter uma norma escrita quanto à promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno; treinar toda a equipe de saúde; orientar as gestantes e mães sobre seus direitos e as vantagens do aleitamento materno, promovendo a amamentação exclusiva até os seis meses; a livre demanda; orientar as gestantes sobre a importância de iniciar a amamentação na primeira hora após o parto; e implementar grupos de apoio à amamentação acessíveis a todas as gestantes e mães; entre outras ações.

O Secretário de Saúde do Município, Rodrigo Ramos, parabenizou o trabalho desenvolvido nas unidades agraciadas com a certificação e ressaltou que a meta é que todas as Unidades de Estratégia de Saúde da Família do município sejam certificadas.

– Esse certificado reflete a qualidade do trabalho dessas equipes e o nosso desejo é que todas as Unidades de Estratégia de Saúde da Família do município conquistem esse título. A Secretaria de Saúde está trabalhando para isso. Reforçamos o nosso comprometimento no que se refere ao investimento e à conscientização da importância do aleitamento materno para a qualidade de vida dos bebês – destacou Rodrigo, lembrando que o aleitamento materno previne diversas doenças e diminui o risco de adoecimento das crianças e internações hospitalares e é uma ação que impacta diretamente na mortalidade infantil.

Deixe um Comentário