Angra realiza treinamento para resgate de animais em desastres 

A capacitação integra a programação do Mês do Meio Ambiente

Por Roze Martins
54611100122 53d8e8c299 c

ANGRA DOS REIS

Com o objetivo de preparar equipes para atuação mais eficiente em emergências, a Prefeitura de Angra, por meio do Instituto Municipal de Ambiente de Angra dos Reis-IMAAR, realizou um treinamento focado no resgate de animais. A capacitação foi ministrada pelo Grupo de Resposta a Animais em Desastres (GRAD-Brasil) e reuniu profissionais do próprio IMAAR, da Superintendência de Bem-Estar Animal, da Secretaria de Agricultura, Aquicultura e Pesca, do setor de zoonoses da Secretaria de Saúde Defesa Civil e da Associação de Pescadores profissionais e Amadores do 4º distrito de Angra dos Reis (APEPAD).

​Realizado em duas etapas, uma teórica e outra prática, o exercício contou com simulações realistas de resgate de animais em áreas de difícil acesso, reforçando a importância da atuação coordenada e do uso adequado dos equipamentos. Os participantes receberam orientações sobre protocolos de atendimento, segurança nas operações de resgate, identificação de riscos, manejo de diferentes espécies e logística de abrigamento emergencial.

​”Esse treinamento de resgate foi muito importante, pois, além de ampliar a capacidade técnica das equipes locais, fortalece a rede de apoio e o compromisso que temos com a vida dos animais em cenários de risco. Ações como essa contribuem também para que Angra se torne uma cidade resiliente”, reforçou Edilza Barbosa, coordenadora-técnica do IMAAR.

​A capacitação integrou a programação do Mês do Meio Ambiente na cidade, celebrado com uma série de ações educativas e práticas voltadas à sustentabilidade e à proteção ambiental.

​”Ficamos muito felizes em realizar esse treinamento, que será de extrema importância para a cidade. O Mês do Meio Ambiente foi repleto de atividades educativas, palestras e fóruns com temas relevantes para a preservação ambiental e os cuidados com a fauna e a flora. O treinamento que fizemos, juntamente com o GRAD-Brasil, fortalece nossa rede de apoio e o compromisso do IMAAR com a vida dos animais, fazendo com que tenhamos uma resposta rápida e eficaz em situações de emergência”, reforçou o presidente do IMAAR, Maurício Lamego.

​Além do GRAD-Brasil, a Eletronuclear, a APEPAD, a Secretaria de Parcerias e Inovação Tecnológica, o Hotel do Bosque e a Defesa Civil apoiaram a iniciativa.

Sobre o GRAD- Brasil:

O Grupo de Resposta a Animais em Desastres (GRAD) é formado por mais de 80 membros voluntários de diferentes áreas de atuação e estados brasileiros. Tem como objetivo promover ajuda humanitária aos animais e pessoas em circunstâncias de vulnerabilidade em desastres e comunidades isoladas, com equipe técnica qualificada estrutura adequada para o atendimento.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos