A análise de Capacidade de Pagamento (CAPAG) do Tesouro Nacional indicou o município de Angra dos Reis com o conceito A, nota máxima. A boa colocação reflete que a cidade se torna elegível à contratação de garantias da União em seus financiamentos, além de acessar empréstimos com juros mais baixos, por contar com a própria União como seu garantidor.
Diferente da nota “C” que possuía, Angra dos Reis recebeu classificação “A” em todos eles, graças à atuação técnica da Controladoria Geral do Município. A conceituação eleva o patamar do município, que em março de 2017, devido a uma ação proposta pela Procuradoria Geral do Município, a Prefeitura de Angra foi excluída do Serviço Auxiliar de Informação para Transferências Voluntárias , do Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal e do Sistema Integrado de Administração Financeiro do Governo Federal, ficando com o nome limpo para captar recursos, através de convênios e outras modalidades para investimentos na cidade.
Na análise da CAPAG são levados em conta a Dívida Consolidada/ Receita Corrente Líquida, a Despesa Corrente/ Receita Corrente e as Obrigações Financeiras/ Disponibilidade de Caixa, que verifica se o ente tem um volume de recursos em caixa suficiente para honrar as obrigações financeiras já contraídas. A combinação dos três indicadores resulta na nota poderá ser “A”, “B”,”C” ou “D”. O resultado leva em conta dados disponíveis no Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi) e no Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias.