ANGRA DOS REIS
Na manhã de terça-feira, 30, Angra dos Reis sediou a cerimônia de abertura do Exercício Geral de Emergência Nuclear, no auditório da Defesa Civil municipal. A atividade reúne órgãos civis e militares para testar e aprimorar protocolos de segurança em situações de crise nuclear.
O evento contou com a participação da Marinha do Brasil, Capitania dos Portos, Eletronuclear, Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro, Defesa Civil estadual, Exército, IBAMA e Defesa Civil municipal. A integração entre os órgãos é considerada essencial para garantir respostas rápidas e coordenadas em cenários de emergência.
O ministro do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR), general Marcos Antônio Amaro dos Santos, prestigiou a abertura e visitou o Colégio Naval, onde foram apresentados equipamentos, viaturas e sistemas utilizados pelos participantes.
Aurélio Marques, secretário de Relações Institucionais, destacou a importância do treinamento. “Realizar um exercício desse porte reforça o compromisso de todas as instituições com a segurança da população e evidencia a cooperação em prol do interesse coletivo”, disse.
O secretário de Proteção e Defesa Civil, Fábio Júnior, reforçou o papel da Defesa Civil municipal. “Estamos totalmente empenhados, garantindo suporte completo para que as ações sejam realizadas de forma eficaz. É um momento de aprendizado e fortalecimento das nossas capacidades de resposta”, aponta.
Nos próximos dias, o exercício seguirá com simulações práticas, incluindo ativação de sirenes de alerta, evacuação da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto, transporte de gerador móvel de energia, retirada de moradores das Zonas de Planejamento de Emergência 3 e 5, coleta de amostras ambientais, ações de descontaminação e divulgação de informações à população.
Uma novidade desta edição é a utilização do sistema Cell Broadcast, que permite o envio de alertas por SMS, ferramenta que será operada pela Defesa Civil de Angra, ampliando a comunicação e a segurança da população durante situações de risco.