Angra dos Reis inicia estudos de projeto de revitalização turística da Orla do Retiro

Por Franciele Aleixo
angra inicia estudos de projeto de revitalização turística da orla do retiro

ANGRA DOS REIS

A Prefeitura de Angra dos Reis publicou na sexta-feira, dia 27, no Boletim Oficial nº 2.150 (http://bit.ly/4nrfLit), o Chamamento Público para o Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) que visa a elaboração de estudos técnicos para embasar projetos de concessão de terrenos na Orla do Retiro. Empresas interessadas têm até o dia 19 de julho para apresentar seus requerimentos de participação. Para se inscrever, é necessário atender aos requisitos descritos no edital, disponível em http://bit.ly/4esJeV7.

O projeto busca conceder à iniciativa privada quatro terrenos com Registro Gerais de Imóveis (RGI) em nome do município, para a construção de empreendimentos voltados ao turismo e à gastronomia. Dois desses terrenos ficam de frente para o mar. O objetivo é transformar a área em um novo polo turístico, com infraestrutura moderna, opções de lazer e estímulo ao desenvolvimento econômico na região continental do município.

Investimentos para transformar a Orla do Retiro

Entre os benefícios esperados, estão a criação de novas opções de lazer e turismo, a atração de investimentos e a geração de empregos diretos e indiretos, incentivados por legislações municipais que exigem a contratação mínima de 60% de trabalhadores locais. A previsão é que pequenos empreendedores também possam explorar as futuras lojas e restaurantes.

A Prefeitura de Angra fornecerá os dados necessários para a elaboração dos estudos, mas sua realização, com equipe própria ou terceirizada, caberá às empresas autorizadas. Dois projetos referenciais já estão licenciados, incluindo uma rua coberta com dezesseis lojas e quatro restaurantes, além de estacionamento. Tudo planejado sem prejuízo ao ecossistema local.

– Esse projeto representa uma oportunidade única de criar, em uma área até hoje sem empreendimentos turísticos, um novo polo de atração para a região continental, gerando empregos e fortalecendo a economia local. Estamos comprometidos em garantir que essa revitalização traga benefícios concretos para toda a população angrense – afirmou o prefeito Cláudio Ferreti.

Inscrições e cronograma

De acordo com o edital, após o término das inscrições no dia 19 de julho – prazo que poderá ser prorrogado – o município terá 10 dias para analisar os requerimentos e emitir a autorização para que as empresas iniciem os estudos de viabilidade. A partir dessa autorização, os participantes terão 90 dias corridos para entregar os estudos, que devem contemplar análises técnicas, econômico-financeiras e jurídicas, além de propostas de concessão ou parceria público-privada.

Concluídos os estudos, o projeto ficará disponível por 30 dias para consulta pública. Durante a terceira semana desse período, será realizada uma audiência pública para ouvir sugestões e contribuições da sociedade e do mercado.

– O projeto da revitalização turística da Orla do Retiro busca atrair parcerias com empresas privadas para fomentar o turismo, desenvolver a economia local e criar um novo polo turístico em Angra. Nosso objetivo é garantir que esses investimentos melhorem a qualidade de vida, respeitem o meio ambiente e valorizem os empreendedores da nossa cidade – afirmou o secretário de Planejamento e Gestão, André Pimenta.

Dúvidas sobre o edital podem ser esclarecidas pelo site oficial ppp.angra.rj.gov.br/ ou pelo e-mail [email protected].

 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos