>
a voz da cidade 970 x 150 px

Angra amplia vagas no Ceja para formação de mão de obra

Por Idel Pinheiro
bnr am aniv resende 970x150

ANGRA DOS REIS

Em virtude das oportunidades que surgirão com o reaquecimento da indústria naval e a reabertura de vagas no Estaleiro BrasFels, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, João Carlos Rabello, se reuniu com o presidente da Fundação Cecierj, Gilson Rodrigues. Em pauta, a necessidade da formação escolar necessária dos moradores para ocupar estes postos de trabalho.

Segundo Rabello, os profissionais precisam ter formação especifica na indústria naval e construção civil e novas matrículas serão abertas no Ceja. “Excelentes profissionais deixaram de trabalhar na indústria naval, no setor da construção civil e em outros campos de trabalho, por falta de obras e serviços. Mas agora, para voltar às atividades, eles precisarão atender a formação escolar exigida. Com essa preocupação, definimos com a Cecierj a necessidade de cinco mil novas matrículas no polo Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja), podendo esta ação alcançar um número bem maior de pessoas”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico de Angra, recebendo uma resposta positiva do representante do Estado.


Os interessados em conquistar sua formação escolar, devem procurar o polo do Ceja, que funciona anexo ao Colégio Estadual Dr. Arthur Vargas (Ceav), no Centro da cidade. A unidade atende a alunos a partir de 15 anos, no Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e, a partir dos 18 anos, no Ensino Médio.  No Ceja não existem aulas regulares como nas escolas tradicionais, o aluno estuda a seu tempo, retorna para tirar dúvidas e fazer avaliações.

A avaliação acontece por meio de provas, que são aplicadas toda vez que o aluno finaliza o estudo de um fascículo da disciplina. Essas provas são presenciais, mas não há data e nem hora marcada para a sua realização. A sala de provas fica aberta durante todo o funcionamento da escola. Se a nota final de um determinado fascículo for maior ou igual a 6,0 (seis), o aluno é liberado para estudar o fascículo seguinte da disciplina e assim por diante.

Para ingresso no Ceja o aluno deve apresentar os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência, histórico ou declaração atualizada. Os homens devem levar também certificado de reservista. “Após o dia 10 de fevereiro, a qualquer tempo, o aluno pode iniciar seus estudos. Ele recebe o material físico, mas pode fazer tudo pela plataforma digital, menos a prova. Todos os dias, há professores para atender os alunos de forma individualizada”, explicou a coordenadora do Ceja em Angra, Maria Elisa Andrade Sant’Anna.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos