a voz da cidade presencial 2025

Análises da Comprev voltam a acontecer no Sul Fluminense

Por Franciele Aleixo
970x250 leaoamigo

BARRA MANSA

A partir de julho, as análises da Compensações Previdenciárias (Comprev) retornam a acontecer em Volta Redonda, durante um ano e meio os dados só podiam ser consultados em Brasília. A noticia foi dada pelo secretário de Finanças de Barra Mansa, Leonardo Ramos de Oliveira, após reunião com o superintendente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no Rio de Janeiro, Caio Maia Figueiredo.

A medida possibilitará reverter os impactos ao fluxo de caixa, causados pela centralização dos processos. Para se ter uma ideia, quando o procedimento ocorria na região eram analisados uma média de 15 processos por mês. Com as avaliações na capital do país, esse quantitativo sofreu uma expressiva queda, passando para duas análises ao ano.


De acordo com Leonardo, com isso, o município perdeu um valor considerável, algo em torno de R$20 milhões em 18 meses. “A preocupação da Secretaria de Finanças e do prefeito Rodrigo Drable é que a prefeitura continue honrando os compromissos salariais dos servidores aposentados. Se não fizéssemos nada, poderíamos prejudicar seus salários. Isso demonstra nosso grande compromisso com as pessoas. Não atribuímos o problema ao INSS, mas buscamos apresentar indicadores e mostrar os impactos no nosso fluxo de caixa para que esse problema fosse resolvido”, destacou o secretário.

O secretário também ressaltou a importância da reunião com o superintendente estadual. “Este encontro foi para buscarmos uma solução colaborativa, para termos um canal direto com o INSS. Aproveitei o momento para reforçar a potencializar a nossa agência local, para que continue ativa e atendendo bem os munícipes. Estarei em Brasília para solicitar novas melhorias à superintendência do Rio de Janeiro, pois a limitação de recurso humano pode causar atrasos no andamento dos processos”, explicou o secretário de Finanças.

A Comprev é uma espécie de acerto de contas entre o regime que paga a aposentadoria ou pensão do segurado (regime instituidor) e o regime do qual ele trouxe tempo de serviço e contribuição (regime de origem). A prefeitura possui regime próprio, que é o Fundo de Previdência Social de Barra Mansa (Previbam).

 

 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos

imagem do whatsapp de 2025 05 13 à(s) 18.36.32 babfb7cf