RESENDE
Com o objetivo de restaurar e conservar a Floresta da Mantiqueira a prefeitura elaborou um projeto. Coordenado pela Agência de Meio Ambiente de Resende (Amar), o “Plano Conservador da Mantiqueira” tem como meta atingir o total de 1,5 milhões de hectares até 2030 restaurados em um território que abrange 425 municípios.
O Plano Conservador da Mantiqueira visa melhorar a capacidade de produção de serviços ambientais, formar corredores ecológicos, aprimorar o enfrentamento dos danos causados pelas mudanças climáticas e fortalecer a governança ambiental nos municípios. “As gestões municipais podem colaborar aderindo ao Plano Conservador da Mantiqueira, preenchendo questionários com dados sobre a gestão ambiental do local, identificando as demandas, divulgando no município e cadastrando os produtores. É um trabalho em equipe e contamos com a mobilização das prefeituras para preservar e restaurar a nossa Floresta da Mantiqueira”, disse o prefeito Diogo Balieiro Diniz.
Para elaborar o projeto, a Amar fez o levantamento de informações e análise, uma pesquisa de informações sobre iniciativas de conservação florestal e gestão ambiental dos municípios e a análise de imagens do potencial de regeneração natural. Na sequência, a gestão inicia a mobilização e execução de eventos sobre a conservação da Mantiqueira e prossegue apoiando os municípios na elaboração de programas municipais de conservação.
O projeto também passa pela identificação e apoio às iniciativas compatíveis com a preservação da biodiversidade. “O Plano Conservador da Mantiqueira é uma ação fundamental para a nossa biodiversidade e terá diversos impactos positivos nesse sentido. Ele traz como consequência, por exemplo, mais facilidade para a regularização ambiental de propriedades rurais e todos os insumos necessários para o cercamento da área selecionada será sem custos para o produtor rural”, disse o presidente da Amar, Wilson Moura, salientando que será construída uma rede de apoio e mobilização em prol da preservação.
Entre os 425 municípios que comportam territorialmente a Floresta da Mantiqueira, o núcleo no qual Resende está inserido inclui mais 11 cidades, considerados prioritários para o projeto de restauração e preservação. São eles: Arapeí, Bananal, Queluz e São José do Barreiro, todas no interior paulista, além de Comendador Levy Gasparian, Itatiaia, Paraíba do Sul, Quatis, Rio das Flores, Três Rios e Valença.