RESENDE
A Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) realiza neste sábado, dia 6, a tradicional cerimônia de entrada dos novos cadetes pelo Portão Monumental. A solenidade acontece às 9 horas, na Esplanada Ministro Dutra. Em razão da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), este ano a cerimônia, será restrita aos alunos e convidados. Além do comandante da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), o general de Brigada, Paulo Roberto Rodrigues Pimentel estão confirmados o chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército, general de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva; o diretor de Educação Superior Militar, o general de Divisão Jorge Cardoso Martins e o prefeito de Resende, Diogo Gonçalves Balieiro Diniz.

A entrada só é aberta uma vez por ano, sempre pelo cadete mais novo-Divulgação
A solenidade, realizada desde 1944, é caracterizada pela passagem dos cadetes do 1º ano pelo portão dos Novos Cadetes, ao lado da entrada principal. A entrada só é aberta uma vez por ano, sempre pelo cadete mais novo. Os 433 alunos, sendo 385 homens e 48 mulheres, da Turma Bicentenário do General João Manoel Menna Barreto, oriundos da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), em Campinas, no interior de São Paulo, deverão passar pela entrada e receberão o título de cadete. Os alunos iniciam este ano o Curso Básico e farão parte da Turma Centenário da Missão Militar Francesa no Brasil.
Para que a marcialidade da tropa seja garantida, os alunos passaram por treinamento desde que chegaram à Aman, no último dia 27. “Todos estão dando um passo importante em suas vidas. Afinal, há um ano, eles adentraram a EsPCEx. Este é o caminho para os que almejam ser oficiais combatentes de carreira. Os alunos que chegam à Academia em 2021, vão se formar em suas especialidades, em 2024”, informou o comandante, acrescentando que após esta primeira etapa, no ano que vem escolherão a arma que cursará pelos próximos três anos.