AGULHAS NEGRAS
Os moradores de Resende, Porto Real e Quatis, na Região das Agulhas Negras, devem ficar atentos. A Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) está promovendo o Estágio da Seção de Instrução Especial (SIEsp) para os Cadetes do 4º ano. O treinamento, iniciado no dia 29, segue até o próximo dia 12 e acontece em diversas localidades, incluindo os distritos de Falcão e Fumaça, em Quatis e Resende, e a região de São Caetano.
De acordo com a Seção de Comunicação Social da Aman, o exercício mobiliza dezenas de militares e conta com viaturas operacionais, blindados e aeronaves. “A Seção de Instruções Especiais tem como objetivo capacitar os cadetes em Operações em Ambiente Urbano, englobando patrulhamento a pé e motorizado, postos de bloqueio, postos de segurança e operações de busca e apreensão”, informou a Aman.

Exercício militar simulado inclui patrulhamento, bloqueios e simulações de operações reais – Divulgação Aman
As atividades ocorrem em diferentes horários, incluindo manhã, tarde e noite, com execução de tiros de festim e trânsito de viaturas militares. Ao todo, 400 cadetes e oficiais do Exército participam do treinamento. “Durante o Estágio de Operações contra Forças Irregulares, os cadetes do 4º ano vão atuar em um contexto de Operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), reproduzindo com perfeição aspectos da guerra moderna, onde há o combate de forças irregulares em diversos terrenos, especialmente no ambiente urbano”, detalhou a Academia.
A instituição destaca que a iniciativa é essencial para a formação dos futuros Oficiais Combatentes do Exército Brasileiro e pede a compreensão da população durante o período de treinamento.
Atividades em Porto Real
A Prefeitura de Porto Real informa que, até o próximo dia 2, os militares estarão em atividades no bairro Freitas Soares, na Avenida A e na Rua Professora Dona Betina, das 7 às 11 horas e das 14 às 18 horas. Na semana seguinte, o estágio será realizado no mesmo horário e local entre os dias 8 e 10.
Além desses pontos, os militares também atuarão na quadra do bairro Colinas, nas vias do bairro Jardim Real e no Parque de Exposições. Durante os exercícios, blindados e helicópteros circularão pela região, com simulações de tiros de festim. “A execução do exercício não irá afetar o fluxo de pessoas nem de veículos no local”, garantiu a administração municipal.