RESENDE
A Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) realiza neste sábado, dia 5, às 11 horas, a cerimônia de Declaração de Aspirantes a Oficial da Turma “150 anos da Tríplice Aliança”. A solenidade, que acontece no Pátio Tenente Moura, é uma das mais importantes da Academia e representa o cumprimento da missão de formar o oficial de carreira combatente, futuro líder do Exército Brasileiro. O comandante da Aman, general Paulo Roberto Rodrigues Pimentel, vai recepcionar as autoridades civis e militares. Até o fechamento desta edição foram confirmadas as presenças do presidente, Jair Bolsonaro, do vice-presidente, Hamilton Mourão e o ministro de Estado da Defesa, Fernando Azevedo e Silva. Este ano, devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19) a presença dos familiares e de autoridades civis e militares será restrita.
O momento é de muita expectativa e emoção para os futuros oficiais, seus familiares e amigos. Compartilham dos mesmos sentimentos os oficiais, praças e servidores civis da Aman. Após cinco anos de formação, iniciada na Escola Preparatória do Exército Brasileiro, em Campinas (SP), cadetes da Aman serão declarados Aspirantes a Oficial.
Receberão a espada de Oficial do Exército Brasileiro 446 cadetes das mais distintas regiões do Brasil que concluíram o 4º ano da Academia. Destes, 437 são brasileiros e nove de Nações Amigas, entre eles, três de Camarões, um da Guatemala, um de Guiné-Bissau, dois de Moçambique, um de Senegal e o outro o Uruguai.
O primeiro colocado geral da Turma “150 anos da Tríplice Aliança” é o aspirante a Oficial, Renan dos Santos Sant`Anna, de 24 anos, natural do Rio de Janeiro, oriundo de Escola Pública.
O Aspirantado, que ocorre, ininterruptamente, desde 1945, na Aman, marca o fim de uma fase e o início de outra: é o selar de um período de abnegação e superação e a reafirmação do compromisso da disponibilidade militar em servir à Nação brasileira.
A cerimônia às 8h30min, quando os cadetes adentram o pátio para restituição do Espadim. Em um segundo momento, por volta de 11 horas, será a vez da declaração dos novos aspirantes com a entrega das espadas de oficial.
CUIDADOS COM A COVID-19
Este ano, devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19) a presença dos familiares e de autoridades civis e militares será restrita.
A exemplo do que já tem sido adotado na rotina da vida acadêmica, a Aman implementará ações como a desinfecção prévia e posterior das instalações, a triagem inicial e contínua que visa a verificação do estado de saúde dos convidados, a distribuição de folders informativos sobre as medidas adotadas e a importância da adesão de todos, a higienização das mãos e sapatos, a restrição do número de participantes, a separação de convidados por alas diferentes, como forma de evitar a aglomeração, o cancelamento do tradicional baile do Aspirantado, entre outras medidas para mitigar casos de coronavírus no interior da Academia.