RESENDE
Estudantes da rede pública de ensino participaram, na quarta-feira, dia 24, de uma experiência única durante a 23ª Temporada da Truta de Visconde de Mauá. Os jovens, selecionados para o 3º Concurso de Redações Escolares, vivenciaram uma oficina prática no restaurante Truta Rosa, conduzida pelo chef André Murray, do restaurante Babel e responsável técnico do evento.
A atividade começou com a visita aos tanques do restaurante e seguiu para a cozinha, onde os alunos aprenderam a preparar receitas tradicionais e criativas: bolinho de truta, salada caesar com isca de truta e risoto de truta.

Chef André Murray destacou o interesse e dedicação dos alunos – Divulgação
A proposta foi proporcionar contato direto com a gastronomia local, unindo aprendizado, criatividade e vivência prática. “Eu adoro essas crianças, acho incrível o retorno que elas nos dão dentro da cozinha. São interessadas, querem colocar a mão na massa, sem medo. Acho importante que, vivendo na região de Visconde de Mauá, já tenham intimidade com nosso potencial turístico e gastronômico”, destacou o chef Murray.
Com o tema “O meu dia perfeito em Visconde de Mauá: turismo, natureza e o sabor da truta”, o concurso envolve cinco instituições de ensino da região, cada uma com quatro alunos representantes, totalizando 20 participantes. As redações escolhidas serão exibidas em um “Varal Cultural” durante o Coquetel de Abertura Oficial da Temporada, que contará com autoridades, representantes das escolas e empreendedores locais.
Desde 2023, a Temporada da Truta tem incorporado a participação das escolas, reforçando o compromisso do evento com a educação, a cultura local e a inclusão social. Mais do que um festival gastronômico, a iniciativa se consolida como uma plataforma de valorização da Serra da Mantiqueira, promovendo também educação ambiental e desenvolvimento sustentável em Visconde de Mauá.