VOLTA REDONDA
O Pré-Vestibular Cidadão (PVC) do Movimento Ética na Política (MEP), ano letivo de 2022, comemora o destaque de estudantes com excelentes notas na redação do Ensino Nacional do Ensino Médio (ENEM). Voluntariamente, cerca de 40% dos vestibulandos já informaram suas notas. A coleta de dados teve início em 2018, quando Amanda Mattos, hoje estudante de direito da Universidade Federal Fluminense (UFF), alcançou a nota 980. Desde 2019, os estudantes são incentivados a informarem suas notas.
Segundo destacou a professora de literatura no Núcleo do Pré- no Retiro, Elisa Andrade Costa, as notas de redação dos ex-estudantes do MEP têm tido grau máximo a considerar o de exigência do INEP e o PVC tem sempre alunos que se destacaram com notas máxima. “É importante notar que na média há uma estabilidade das notas, inclusive com destaques para as acima de 900. Duas notas 960 deste ano mostram que a banca corretora de redação tem ‘pesado na mão’ nos últimos anos”, contou a professora, destacando que a cada ano diminui a quantidade de notas mil. “Nossos estudantes e colegas professores estão de parabéns”, completou.
ESFORÇO COLETIVO
O professor Alexandre Batista da Silva, voluntário no Núcleo de Niterói, credencia o sucesso ao esforço coletivo. “O resultado na redação do ENEM é de um esforço enérgico e de uma atenção conjunta de professores e estudantes que, desejosos do sucesso, construíram um caminho de diálogo e estudo. “É assim no Pré-Vestibular Cidadão MEP”, destacou o professor que é também especialista em redação.
O estudante Paulo Vitor, residente no bairro Padre Josimo, em Volta Redonda, embora tenha conseguido frequentar apenas seis meses de aulas em 2022, foi um dos que conquistou a maior nota do ENEM, 960. “Estou muito feliz com a nota da redação 960, com as outras também. O pré-vestibular do MEP foi muito importante nesta conquista. Venho de colégio público e sabemos que não é suficiente para fazer um Enem bom e tirar boas notas”, declarou o estudante.
OUTRA ESTUDANTE
Maria Eduarda Rezende, residente no bairro 9 de Abril é outra estudante que, ao informar sua nota alta, não escondeu a emoção. “Fiquei extremamente feliz, pois foi muito esforço e estudo, não só da minha parte, mas também dos meus colegas e do incansável professor Alexandre. Muita alegria e gratidão”, destacou a jovem ressaltando que o PVC do MEP trouxe coisas incríveis para a sua vida escolar. “Os resultados não são só pela nota. Antes mesmo de fazer o ENEM eu já estava grata a todos vocês”, manifestou Maria Eduarda.
A secretaria do PVC mostra que as notas dos seus alunos no ENEM são destacadas a cada ano. Em 2023, dois estudantes tiveram nota 960, três 920, um 900, um 880, um 820, um 760, um 680 e um 660 até a data de ontem.