VASSOURAS
Alunos do Ensino Médio do Colégio CETIC passaram a tarde desta terça-feira, dia 7, conhecendo o plantio de hortaliças, legumes e árvores frutíferas, produzidas pela Estufa Municipal, que está localizado no Parque Ecoturístico e pertence a Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Rural. A iniciativa, que faz parte das programações da Semana do Meio Ambiente promovida pela prefeitura, ganhou as atenções dos jovens do Projeto “Aquaponia Como Solução Acessível nas Comunidades”, cujo objetivo é produzir alimentos para doações às famílias carentes.
Além da experiência em plantios e cultivo de mudas, a visita ao local, segundo o secretário de Meio Ambiente, Danilo Pereira, é parte das ações destinadas a conscientização e proteção ao Meio Ambiente. “Trabalhar a educação e conscientização ambiental com as crianças e jovens, da nossa cidade, tem sido uma marca da nossa gestão”, destacou o secretário.
Danilo ainda acrescentou que ações de preservação são fundamentais para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. “Ações de preservação da nossa fauna e flora são fundamentais para melhorar a qualidade de vida das pessoas e sabemos que as crianças têm um papel fundamental nesse processo, pois são agentes transformadores e fiscalizadores, além de serem o nosso futuro”, destacou o secretário, lembrando que a estufa municipal produção mudas de legumes, verduras, frutas, que são distribuídas, gratuitamente, aos agricultores locais.
Juliana do Carmo, aluna do 2º ano do Ensino Médio, foi uma das que ficou entusiasmada com a experiência. A adolescente, de 17 anos, contou que nunca havia plantado uma muda de alimento. “Estou emocionada com a experiência. Vou cuidar para que minha semente não morra”, disse a aluna, ao plantar uma semente de abóbora indiana.