BARRA MANSA
Brizolinha foi o nome escolhido da moeda social para ser usada nos projetos socioambientais da Escola Vocacionada Socioambiental – Ciepe 483 Ada Bogato, no bairro Paraíso de Cima. Os alunos fizeram uma votação para escolher o nome da moeda alternativa, feita de papelão, que será usada na escola em atividades econômicas, como Brechopping, FeirAda e nas aulas de educação financeira.
O projeto foi idealizado pela professora Lívia Barcellos. “Primeiramente conversamos sobre o significado da moeda social e de como ela poderia contribuir para o alcance de alguns ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), num contexto local. Decidimos então criar a nossa própria moeda para ser utilizada no Brechopping e em outras atividades”, disse.
A democracia com a votação foi outro conceito passado aos alunos. A diretora pedagógica, Angela Costa, destacou que isso ajuda na construção da cidadania. “Os alunos aprenderam o significado de termos que são utilizados em momentos de escolha, como boca de urna, plebiscito, campanha e outros”, ressaltou.