Nove alunos da rede municipal de ensino de Barra Mansa embarcaram na manhã desta quarta-feira, dia 8, para Curitiba (PR). O destino desses jovens, com idade entre 10 e 14 anos, é a Mostra Nacional de Robótica, que acontece na Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) até o próximo dia 11.
Acompanhados por três professoras, entre elas Alyne Lúcia da Silva Cassali, os alunos vão expor algumas experiências realizadas a partir do Programa Informática e Robótica nas Escolas. Por meio do Projeto Robótica Sustentável: Plantando Tecnologia com Responsabilidade, os alunos mostram como realizar a retirada de ouro e bronze de sucatas de computadores.
De acordo com o secretário de Educação, Vantoil de Souza Júnior, o convite para a Mostra de Robótica é motivo de orgulho para a cidade. “Nossos alunos alcançaram a possibilidade de participar de um evento tão concorrido em curto espaço de tempo. Eles estão tendo a oportunidade de trocar experiências, adquirir novos conhecimentos e apreciar outros projetos. Na prática, isso significa mais tecnologia e aprimoramento”, disse o secretário.
O projeto foi viabilizado através de campanha desenvolvida nas comunidades. Os alunos arrecadaram sucatas de computadores, que foram desmontadas e reutilizadas em experiências eletro/eletrônicas desenvolvidas nos laboratórios das escolas contempladas com a iniciativa. As demais peças foram vendidas ao ferro velho, o que vem possibilitando a arrecadação de verbas para investimento no próprio projeto. Os alunos tiveram ainda a oportunidade de aprender sobre o processo de extração de ouro e cobre das placas dos computadores.
O Programa Informática e Robótica nas Escolas é destinado a alunos do Ensino Fundamental. As aulas são ofertadas no contraturno escolar. Atualmente, das 75 unidades de ensino do município, 28 dispõem de laboratórios de informática e outras nove, de laboratório de robótica.