Aluno do Volta Redonda Cidade da Música conquista vaga no bacharelado em violino da UniRio

João Gabriel, de 20 anos, ficou em segundo lugar na seleção da instituição, uma das mais renomadas em ensino superior musical no país

Por Tânia Cruz
aluno do volta redonda cidade da música conquista vaga no bacharelado em violino da unirio reproução secom

VOLTA REDONDA
O projeto Volta Redonda Cidade da Música continua a formar talentos que, ao longo dos anos, têm se destacado no cenário acadêmico e artístico. Agora, é a vez de João Gabriel Pereira da Costa, de 20 anos, alcançar uma nova conquista. Ele foi aprovado no processo seletivo para o bacharelado em violino da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UniRio), ficando com a segunda maior nota entre os candidatos. As aulas começam em março.
João Gabriel relata que a aprovação foi fruto de muita dedicação. “Nos meses anteriores à seleção, eu aproveitava qualquer tempo livre para estudar, especialmente à noite, depois do trabalho. Recebi apoio importante dos meus professores na Orquestra de Cordas de Volta Redonda”, disse. O processo seletivo, dividido em duas etapas, provas de teoria, ditado, solfejo e execução musical, exigiu dele muito empenho, mas também contou com o auxílio de seus mestres, que já tinham estudado na UniRio e elogiaram o ensino da universidade. “Eles destacaram o enfoque popular dos cursos oferecidos, o que me atraiu bastante”, acrescentou.
A trajetória de João Gabriel na música tem uma forte raiz familiar. Desde criança, ele acompanhava os familiares tocando na Congregação Cristã do Brasil, onde o som das orquestras foi sua primeira inspiração. A escolha pelo violino, no entanto, foi influência de sua mãe, Iracely, que falecera antes de vê-lo seguir essa paixão. “Foi ela quem decidiu que eu tocaria violino, e foi assim que tudo começou”, conta.
Em 2014, o contato com o Volta Redonda Cidade da Música surgiu de forma natural. “Participei da Banda Mini, depois entrei para as Orquestras III e II, estagiei na Orquestra I e hoje sou integrante da Orquestra de Cordas. Além disso, também atuo como monitor do projeto”, detalhou João Gabriel. Para ele, o projeto foi essencial para a sua formação musical e o ajudou a conquistar a vaga na UniRio.
A maestra Sarah Higino, coordenadora do projeto, destaca a importância da aprovação de João Gabriel para o Volta Redonda Cidade da Música. “O ingresso dele na UniRio reforça que a música de concerto é uma opção profissional viável. É um grande orgulho ver um de nossos alunos seguir essa jornada, e estamos certos de que ele fará um excelente percurso na universidade”, concluiu.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos