ITATIAIA
Conforme o A VOZ DA CIDADE informou na edição de quinta-feira e em suas redes sociais na quarta-feira, 8, a eleição para preenchimento do cargo de presidente da Mesa Diretora da Câmara de Itatiaia havia sido marcada para 13 deste mês, próxima segunda-feira. Porém, mais uma mudança foi informada. Em ato administrativo de número 178, o presidente Tim Campos, que não estava na sessão do dia 7 que marcou a data em plenário, revogou o Ato 168 de 7 de dezembro de 2021, que marcava a data da eleição. Ele mudou para dia 15, quarta-feira, no mesmo horário, 18 horas.
Segundo o comunicado do presidente interino, Tim Campos, considerando a decisão da juíza Carolina Dubois Fava de Almeida em processos em que determinou ao 2º vice-presidente no exercício da função de presidente em promover a eleição para preenchimento do cargo da mesa em prazo máximo cinco dias, marcou em ato a data do dia 15. De acordo com ele, estava de atestado médico durante três dias, de 6 a 8 deste mês, retornando ontem, quando tomou ciência da decisão judicial.
“Considerando que a intimação é pessoal, bem como a determinação para designação da eleição para presidência da mesa e o Sr. Alexandre dos Santos Campos foi devidamente intimado pela oficial de Justiça no dia 9 de dezembro”, diz um trecho do seu ato.
A sessão ocorreu no dia 7, quando foi marcada a data da eleição da presidência da Casa, sem a presença de Tim Campos e Vander Leite. Tim estava de licença e os vereadores entenderam que deveriam realizar a sessão para escolha da data até porque o Legislativo tinha sido oficialmente comunicado. Assumiu a presidência interinamente o primeiro secretário João Márcio e sugeriu a data de 13, o que foi aprovado em plenário.
Agora a pergunta que fica é se a eleição da presidência realmente acontecerá no dia estipulado ou se novos capítulos podem ocorrer. Há quem diga que sim, que a decisão de revogar o ato pelo presidente interino pode ser questionada na Justiça, ou até que a eleição não ocorra em nenhuma das duas datas.
Está em jogo nessa eleição quem ficará como prefeito interino de Itatiaia até que as eleições suplementares aconteçam em 13 de março do próximo ano. Atualmente o prefeito é Vaninho, que é vereador. Ele pode e deve participar da eleição da mesa até para poder vencer e continuar no cargo. Senão, Itatiaia terá o terceiro prefeito apenas neste ano de 2021.