ITATIAIA
Agentes da Operação Foco, ligada a Secretaria Estadual da Casa Civil, apreenderam na sexta-feira, dia 2, diversos produtos eletrônicos no posto fiscal de Nhangapi, em Itatiaia. A maior parte da mercadoria estava sem nota fiscal e apresentava suspeita de ter sido contrabandeada.
Os produtos foram encontrados em um Renault Duster que era transportando por um caminhão reboque. O motorista foi autuado e levado para a delegacia, onde prestou esclarecimentos e foi liberado.
Entre os materiais apreendidos estavam vários carregadores de celulares e aparelhos que invadem sinais de TV a cabo, além de películas para telefones. Transportar mercadoria sem nota fiscal é considerado crime contra ordem tributária. Esse tipo de procedimento estimula o mercado desleal.
POSTOS FISCAIS
A Operação Foco atua integrada com a Secretaria de Estado da Fazenda para combater a evasão de ativos. São cinco postos fixos localizados em Itatiaia, Comendador Levy Gasparian, Itaperuna, Campos dos Goytacazes e Angra dos Reis.
Além disso, equipes da Coordenação de Inteligência realizam ações volantes na capital e em cidades da Região Metropolitana do Rio.
Em 2020 a Operação Foco apresentou resultados positivos, com apreensões de bebidas, produtos com indícios de falsificação, e combustíveis.
Em agosto, a Operação Foco completou um ano de sua criação, desde a publicação do edital.