ITAGUAÍ
Uma denúncia de caça ilegal de animais feita ao Linha Verde (0300 253 1177) – programa do Disque Denúncia voltado para meio ambiente – em Itaguaí, levou policiais militares ambientais a apreenderem nesta sexta-feira, dia 1, 26 munições de arma de fogo de uso permitido na residência de um homem suspeito de ser caçador e de ameaçar moradores, no bairro Vila Ibituporanga, em Itaguaí.
Policiais lotados na Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual da Juatinga informaram que o fato ocorreu na Estrada do Caçador. Na porteira de acesso a propriedade do acusado, os policiais encontraram um homem e o questionaram sobre o conteúdo da denúncia. O mesmo acompanhou os policiais da 4ª UPAm até a residência, e no meio do percurso, perceberam a fuga de um suspeito para o interior da mata. Chegando a residência, não acharam nada de ilícito, porém, ao percorrer algumas trilhas do entorno, localizaram uma caixa contendo 12 munições calibre 28 intactas e uma sacola plástica com 14 estojos deflagrados do mesmo calibre, não sendo possível encontrar a arma de fogo. Os agentes então indagaram a mulher que estaria na residência e ela afirmou que fora seu marido que empreendeu a fuga e, diante dos fatos, os policiais recolheram os materiais e procederam à 50ª DP, onde a ocorrência foi registrada.
O Linha Verde reforça a solicitação para que a população continue denunciando crimes ambientais em todo o Estado do Rio através dos telefones 0300 253 1177 (interior, custo de ligação local) ou 2253 1177 (capital), além do APP “Disque Denúncia RJ” disponível para celulares. Por essa modalidade, o denunciante pode enviar fotos e vídeos, com a garantia do anonimato. É possível denunciar também através da página do Linha Verde no facebook, www.facebook.com/linhaverdedd ou ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br). Lembrando que em todos os canais, o anonimato é garantido ao denunciante.