RESENDE
Os agentes comunitários poderão receber tabletes e bicicletas para ajudar no dia a dia do trabalho de promoção de saúde junto à população. O vereador Wilson Nunes Duarte Júnior, o professor Wilson (PL) sugeriu a prefeitura que faça estudos de viabilidade para a compra dos equipamentos para as unidades de saúde do município.
O intuito das propostas, segundo o vereador, é dar melhores condições de trabalho para a categoria e aumentar a eficiência dos serviços prestados. “O trabalho do agente de saúde consiste em ir de porta em porta atendendo as famílias e a compra de ao menos uma bicicleta para cada unidade de saúde agilizaria as visitas que requerem uma caminhada mais longa por parte desse profissional”, justifica Professor Wilson, acrescentando que a aquisição de tabletes, por sua vez, vai contribuir para a informatização do atendimento e o monitoramento mais preciso da saúde da população.
A medida, de acordo com Professor Wilson, será especialmente útil para o enfrentamento da pandemia. “O registro e o acesso facilitado a essas informações vão permitir ao Poder Público avaliar melhor a situação das pessoas atendidas e colocar em prática estratégias mais eficientes para o combate ao coronavírus, por exemplo”, argumenta o parlamentar.
O agente de saúde, ou agente comunitário de saúde, é responsável por realizar atividades que previnam doenças e promovam a saúde das pessoas com base em estratégias de educação popular. O trabalho segue as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) e é feito em domicílios e
comunidades.
Cabe a esse profissional realizar visitas domiciliares rotineiras em sua área geográfica de atuação para conscientizar, orientar e identificar pessoas com sintomas de doenças agudas e crônicas, bem como fazer o encaminhamento para a unidade de saúde mais próxima. Entre suas obrigações estão o acompanhamento do estado de saúde de grávidas, lactantes, idosos, crianças e adolescentes, pessoas em sofrimento psíquico, dependência química e grupos em geral em vulnerabilidade.