Vereadora lembra que servidores tem um dia de folga para realizarem exames de próstata, em Itatiaia

0

ITATIAIA

Com o objetivo de conscientizar os homens do município a participarem da Campanha Novembro Azul, que destaca a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata, a vereadora Andréa de Carvalho Jardim, a Andréa do Dilino (MDB) lembra que a Lei Municipal n.º 649 dá direito a todo servidor municipal a um dia de folga para realizar o exame de próstata.

Segundo Andréa do Dilino, para concessão do abono, o funcionário público terá que apresentar a comprovação do devido exame realizado. “A exemplo do que já acontece com as mulheres, que têm o dia abonado quando fazem o exame de papanicolau, seja concedido o mesmo abono para o homem que fizer anualmente o exame de próstata. Sabemos o quão difícil é para o homem procurar um médico a fim de realizar o referido exame e esse projeto seria um incentivo”, explicou a vereadora.

Assim como o câncer de mama, nas mulheres, o câncer de próstata é a segunda doença que mais mata, depois das doenças cardíacas. O câncer de próstata não apresenta sintomas na fase inicial, por isso a necessidade de avaliação periódica do médico especializado. Quando o tumor cresce, ele pode provocar sintomas como a necessidade urgente de urinar a todo instante, mas alguns pacientes podem nunca sentir nada.

Dados da Sociedade Brasileira de Urologia apontam que um em cada seis homens terá câncer de próstata. A doença atingiu 60 mil pessoas em 2012. “Em 2007, comecei a sentir os indicadores de que algo estava errado. Eu não tinha o hábito de ir ao médico anualmente, como faz a minha esposa e boa parte das mulheres, que todo ano frequentam o ginecologista. Por conta disso só descobri o câncer de próstata quando procurei um médico para reclamar da dificuldade que eu tinha para urinar. Ao realizar os exames urológicos, como o PSA e o toque retal, fui diagnosticado com câncer de próstata”, disse o morador de Itatiaia, C. M. de 59 anos, lembrando que só depois do diagnóstico médico ficou sabendo que a possibilidade de cura do tumor iria depender do estadiamento do tumor. “No período do tratamento, pesquisei muito sobre o tema. Fiz tratamento de hormonioterapia e radioterapia tranquilamente. Tive muito apoio da família, principalmente da minha esposa, que foi um porto seguro nessa fase e é até hoje. Depois de anos de tratamento, me considero curado. Alerto a todos os homens sobre a importância de cuidar da saúde. Ir ao médico todo ano e fazer os exames sem medo é fundamental. Não podemos ter preconceito. O importante é estar em dia com a saúde”, destaca.

A vereadora ressalta a necessidade de os homens procurarem as unidades de saúde para fazer exames preventivos da doença. “Levantamentos informam que 90% dos homens diagnosticados já estão com a fase avançada da doença. Isso se deve ao fato de que a maioria deles nunca vai ao médico e tem preconceito quanto ao exame de próstata (toque retal). É preciso tirar esse preconceito da cabeça dos homens, e as mulheres precisam falar sobre isso, dizer a eles que isso não é perda de masculinidade, de virilidade, para eles terem consciência da necessidade de cuidarem da saúde”, reforça Andréa do Dilino.

Deixe um Comentário