SUL FLUMINENSE
A diretoria da Agência de Desenvolvimento Regional Sul Fluminense (ADR) esteve reunida neste último fim de semana para realizar o seu planejamento estratégico e traçar as metas para 2025. As diretrizes de trabalho foram discutidas dentro dos seus quatro eixos de atuação: Mobilidade, Tecnologia, Educação e Turismo. O encontro aconteceu no Hotel Fazenda Bom Retiro, em Quatis, e a diretoria, composta por representantes de diferentes segmentos da sociedade civil que trabalham voluntariamente, debateu sobre temas importantes e que afetam a região Sul Fluminense.
O presidente da ADR Sul Fluminense, Péricles Aguiar, falou sobre os objetivos da reunião, destacando a importância do planejamento para o sucesso do trabalho realizado. Ele ressaltou a presença de outros representantes da sociedade civil da região, também voluntários, que se juntaram ao grupo, além de representantes do Sebrae, parceiro da entidade em diversas ações.
– Nestes três dias de imersão, debatemos e alinhamos as principais ações e avanços da ADR, tanto na sua governança, quanto nas ações de cada eixo. Tivemos a participação de mais de 30 pessoas, o que proporcionou uma colaboração muito rica, resultando num planejamento consistente. É muito importante esse planejamento, definir nossas prioridades. Isso é essencial para podermos monitorar e acompanhar os resultados obtidos durante o ano. Saímos deste encontro mais integrados e engajados no processo de buscar o desenvolvimento sustentável da região, o que certamente vai render bons frutos para 2025 – afirmou ele.
Diretores e coordenadores dos eixos falaram sobre os temas, destacando quais serão os focos dentro de cada área de atuação. O coordenador do eixo Mobilidade, Bueno Torrent, contou que um dos destaques nessa área será promover uma discussão sobre a grande incidência de acidentes na Serra das Araras. “Vamos promover um amplo debate sobre o grande número de acidentes que vêm acontecendo na Serra das Araras, que além de colocar em risco a vida das pessoas que ali transitam, interrompe o fluxo de veículos do Sul Fluminense para a capital, provocando horas de atraso. A ideia é convidar representantes de toda a sociedade para, em conjunto, buscarmos soluções que, no mínimo, possam ajudar a reduzir a ocorrência destes acidentes e também o tempo de retenção”, explicou ele.
No eixo Turismo, a alteração do escopo do projeto Circuito – que integra os 12 municípios da região – Barra do Piraí, Barra Mansa, Itatiaia, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Quatis, Resende, Rio Claro, Valença, Vassouras e Volta Redonda – será o foco do trabalho deste ano. “Vamos trabalhar no lançamento do Circuito, que inicialmente era voltado apenas para o cicloturismo e agora ganhará uma abrangência maior, agregando outros tipos de atividades, como, por exemplo, caminhadas, corridas, passeios turísticos culturais, jeep tour, entre outras, ampliando a promoção e a divulgação do potencial turístico de nossa região”, explicou a diretora do eixo, Denyse Singulani.
Já no eixo Tecnologia, o foco será a integração de ações entre os municípios. “Nossa ação de destaque será gerar a integração entre iniciativas de tecnologia e inovação do Sul Fluminense, como o projeto Vírgula, em Volta Redonda, e, em breve, o Centro Tecnológico, em Resende, entre outros”, destacou o coordenador Willian Arantes.
E, no eixo Educação, o diretor Fernando Vitorino falou sobre qual será o destaque do setor. “Para este ano, estaremos focados, prioritariamente, em três pontos. A construção e assinatura de um pacto sobre Educação Inclusiva em nossa região, reunindo iniciativas conjuntas entre os municípios para desenvolver com mais qualidade e oportunidades a educação inclusiva. O segundo ponto seria uma capacitação voltada para a questão da Diversidade, nos seus diferentes aspectos. Detectamos que existem legislações específicas, que têm que ser cumpridas pelos municípios, e há a necessidade de capacitar os funcionários e secretarias de escolas para desenvolverem projetos específicos nessa área. E, por último, a realização de uma grande mostra, no final do ano, sobre Educação Inovadora, onde os municípios vão apresentar suas iniciativas voltadas para a construção de escolas inovadoras – finalizou ele.