ITATIAIA
Um adolescente, de 16 anos, foi apreendido por policiais do 37º Batalhão de Polícia Militar (BPM) na quarta-feira, dia 14, durante uma operação no bairro Vila Magnólia. Na ação, os policiais apreenderam uma pistola calibre 9 mm, cinco munições do mesmo calibre, revólver calibre 38 com seis munições, um coldre, uma gandola do Exército, três rádios transmissores e uma base de carregamento, além de um celular.
A ação foi realizada após denúncia do Disque Denúncia do Instituto MOV-RIO, indicando a atuação de homens armados na Rua Bom Jesus de Santana. Os policiais foram até o endereço para verificar a denúncia de que um jovem estaria circulando pela localidade vestindo roupa camuflada, portando duas armas de fogo e efetuando disparos em direção a uma área de mata no dia anterior. Ao chegarem ao local, os policiais se identificaram, momento em que uma moradora alertou sobre a presença da polícia.
Na sequência, um dos suspeitos apareceu em uma das janelas do imóvel e apontou uma arma de fogo na direção da equipe, obrigando os policiais a buscarem abrigo. Ainda segundo a PM, havia outros dois indivíduos no interior da residência. Diante da gravidade da situação, o capitão da equipe manteve contato com o Ministério Público para orientação quanto à necessidade de mandado de busca e apreensão.
Enquanto as equipes aguardavam, um segundo suspeito surgiu na janela afirmando estar armado e que iria se render, permitindo a entrada dos policiais no imóvel. Durante as buscas, foram localizados as armas de fogos e munições, rádios comunicadores, carregador, cinto tático e uma roupa camuflada.
A Polícia Militar informou ainda que o adolescente apreendido é apontado como suspeito de envolvimento em disparos efetuados contra uma viatura da PM no mesmo bairro, ocorridos no dia 12, fato registrado em ocorrência anterior.
Após a apreensão do material e buscas pela região, sem localização dos demais envolvidos, o adolescente foi encaminhado à 99ª Delegacia de Polícia (DP). O delegado titular, Vicente Maximiliano Barbosa autuou o adolescente por fato análogo pelos crimes de associação para o tráfico e por posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, permanecendo apreendido à disposição da Justiça.