Em julgamento que encerrou no início da madrugada de ontem, a 1ª Vara Criminal de Volta Redonda condenou os dois jovens acusados de terem assassinado dois menores e baleado outros dois, no bairro Retiro. Os crimes ocorreram na noite do dia 3 de janeiro de 2016, em um encontro de som automotivo na Praça Tiradentes.
O julgamento, que teve duração de mais de 12 horas, foi presidido pelo juiz Ludovico Couto Colacino. A defesa dos réus, que aguardaram o julgamento presos, foi feita por uma Defensora Pública. Já a acusação pelo Ministério Público (MP).
Os julgados foram Gabriel Oliveira de Moraes e Jean Guilherme Oliveira de Moraes, condenados a 26 anos de prisão, e Liniker Carlos Silva, a 17 anos em regime fechado. As vítimas de homicídio foram Gabriel Coutinho Purcina, de 17 anos, e Josué Carlos Delgado, de 14. Os dois que sobreviveram tinham 15 e 16 anos. Na ocasião, os dois, além de Gabriel foram socorridos e levados para o Hospital Municipal Munir Rafful (HMMR), no Retiro, onde receberam os primeiros socorros. Logo depois foram transferidos para o Hospital São João Batista (HSJB), onde Gabriel faleceu um dia depois.
Durante as investigações, a polícia descobriu que os condenados chegaram ao local em duas motos, fizeram os disparos e fugiram em seguida. Além disso, foi descoberto que, o motivo do crime foi uma rixa entre jovens de bairros. Na época foi confirmado pela Guarda Municipal de Volta Redonda que o evento na praça foi realizado sem autorização. Por se tratar de jovens, o crime chamou a atenção dos moradores da localidade, ainda mais que a praça sempre foi bem freqüentada por moradores do bairro e redondeza.