Ações da SMS-VR para eliminação da transmissão vertical de HIV e sífilis são avaliadas pelo Ministério da Saúde

Equipe técnica do MS esteve no município que é candidato a receber o Selo de Boas Práticas Rumo à Eliminação da Transmissão Vertical de HIV e sífilis

Por Tânia Cruz
ações da sms vr para eliminação da transmissão vertical de hiv e sífilis são avaliadas pelo ministério da saúde cris oliveira pmvr11

VOLTA REDONDA
Uma equipe técnica do Ministério da Saúde esteve nesta semana em Volta Redonda para avaliar as ações de saúde com o objetivo de evitar a transmissão vertical de HIV e sífilis, quando a mãe passa a doença para seu filho durante a gestação, parto ou amamentação. O município, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), é candidato a receber o Selo de Boas Práticas Rumo à Eliminação da Transmissão Vertical de HIV e sífilis. A avaliação aconteceu entre segunda, dia 15, e esta quarta-feira, 17, e o resultado sai em cerca de 30 dias.

A secretária de Saúde de Volta Redonda, Márcia Cury, explicou que Selo de Boas Práticas é dividido em três níveis – Ouro, Prata e Bronze –, e Volta Redonda alcançou o selo Prata em 2025, já na primeira tentativa. “Para isso, o trabalho feito pela SMS com as gestantes e mães precisou alcançar diversos índices estabelecidos pela OMS (Organização Mundial da Saúde). E tenho certeza que vamos melhorar ainda mais esta conquista em 2025”, afirmou a secretária, reforçando que a secretaria tem ações em diversas frentes para alcançar os índices esperados pelo Ministério da Saúde. “Nosso objetivo é levar saúde de qualidade para todos, mas sabemos que é preciso ter um cuidado especial com as gestantes e as mães de crianças até os cinco anos. No ano passado, conseguimos o Selo Prata de Boas Práticas graças à dedicação da nossa equipe na Secretaria de Saúde, mas o trabalho é contínuo e temos tudo para conquistar a certificação novamente”, afirmou o prefeito Antonio Francisco Neto.
O processo de certificação é um momento oportuno de avaliação da assistência prestada aos pacientes a fim de evitar a transmissão vertical pelo HIV e sífilis. “A SMS buscar a certificação é um fator preponderante para a qualidade no pré-natal no que se refere ao binômio mãe e filho, na garantia da assistência integral à saúde”, disse a coordenadora da Vigilância em Saúde, Milene Paula de Souza.
VISITA
Durante a visita técnica, a equipe do Secretaria Municipal de Saúde fez uma apresentação para os profissionais do ministério sobre o panorama epidemiológico no município; o funcionamento e organização da rede de saúde; e as ações e serviços voltados para prevenção de Transmissão Vertical, os principais avanços e desafios.
ntre outras atividades, o grupo visitou unidades da Atenção Primária para conversar com profissionais envolvidos na atenção ao pré-natal e às crianças, e avaliar prontuários de gestantes e puérperas; esteve na Maternidade do Hospital São João Batista (HSJB); e também no Centro de Doenças Infecciosas (CDI). “Esse processo promove a melhoria contínua da atenção à saúde materno- infantil, mobilizando gestores e profissionais de saúde, aprimorando a vigilância e o acesso ao diagnóstico e tratamento, evidenciando o respeito aos direitos humanos na atenção às populações vulneráveis. Qualifica os serviços de saúde prestados durante o pré-natal, parto e puerpério, além do acompanhamento da criança. Estimula municípios e estados a investirem e aprimorarem seus programas, além de reconhecer o trabalho árduo dos profissionais e das comunidades no combate à epidemia de HIV”, falou Rejane Maria de Queiroz e Silva, que coordena o Programa de IST/AIDS da SMS.
O Selo de Boas Práticas é concedido pelo Ministério da Saúde a municípios com 100 mil ou mais habitantes, além dos estados, que devem reunir condições programáticas e operacionais para atender aos critérios da Organização Mundial da Saúde (OMS). É necessário ter indicadores e metas de impacto e processo próximos da eliminação da transmissão vertical do HIV e sífilis. As metas estabelecidas pelo órgão da Organização das Nações Unidas (ONU) são gradativas, divididas em Bronze, Prata e Ouro – o mais próximo da certificação da eliminação da transmissão vertical.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos