BARRA MANSA
O presidente da Aciap-BM (Associação Comercial, Industrial, Agropastoril e Prestadora de Serviços de Barra Mansa), Matheus Gattás, recebeu na noite de quinta-feira, 12, o atleta Lucas Alexandre Galdino de Azevedo, o Lucão. Natural do município, ele foi homenageado pela entidade pela conquista da medalha de ouro nas Olimpíadas de Tóquio. Na ocasião, o presidente e membros da diretoria entregaram ao goleiro uma menção honrosa. Ele estava acompanhado de sua mãe, Vanda Galdino, do sobrinho Marcus Vinícius da Silva Teixeira e da vereadora Rayane Braga.
Gattás parabenizou o atleta, destacando sua importância em levar o nome de Barra Mansa para o Brasil e o mundo, além de ser um exemplo para os jovens que também sonham em se tornarem atletas. “Um pedido que faço é que você, com essa experiência, pelo que viveu, nos traga ideias, sugestões, do que podemos fazer para ajudar, para melhorar o caminho de outros talentos que sabemos que existem em nossa cidade. A Aciap está de portas abertas porque visamos o desenvolvimento da cidade como um todo, e esse desenvolvimento também passa pelo Esporte”, ressaltou.
Lucão, que joga no Vasco da Gama, onde fez sua estréia profissional, em 2020, foi um dos convocados pelo técnico André Jardine para a seleção olímpica. Embora resida atualmente no Rio de Janeiro, o atleta é nascido e criado no bairro Nova Esperança. O gosto pelo esporte vem de família – ele começou a jogar futebol aos 9 anos, seguindo os passos do avô e do pai, e aos 12 anos seguiu para o Rio para realizar o sonho e ajudar a família. “Obrigado, fico muito grato por essa homenagem. Passa um filme na cabeça, trabalhei bastante tempo para viver esse sonho, ele é resultado de Deus abençoando e de muito trabalho. Vejo de onde saí, meu pai e minha mãe sempre me apoiaram, me passaram meus valores. Eu via os ídolos do futebol, mas não pensava em ser um ídolo, eu queria jogar e ajudar minha família. É muito gratificante o que estou vivendo agora”, contou o goleiro.
Um dos membros da diretoria, Manoel Duarte falou que, ao longo dos quase 88 anos de existência, a Aciap-BM sempre reconheceu as pessoas e entidades da cidade que se destacam em suas atividades, dando visibilidade ao nome de Barra Mansa. “Essa é uma homenagem merecida. A educação e o esporte são pilares para dias melhores e Lucão é uma referência para crianças e jovens do município”, disse, lembrando que Barra Mansa é pioneira no futebol no país – o primeiro time profissional do Brasil foi o Barra Mansa Futebol Clube.