BARRA MANSA
Com exemplos de sucesso entre empresas do Sul Fluminense, o novo ciclo do programa Prointer Bio está com inscrições abertas até o dia 28. O Sebrae Rio vai selecionar 30 pequenos negócios para participar do programa que terá duração de 12 meses. As inscrições ocorrem pelo site prointerbio.com.br/edital-2020/. A instituição subsidiará 75% das ações do programa por empresa.
O Prointer Bio é um programa de aceleração e internacionalização de empresas voltado para micro e pequenas empresas de base tecnológica, com soluções inovadoras nos setores de saúde humana e animal, atividades agrícolas, alimentos, meio ambiente e cosmético e problemas globais. Tendo como focos estratégicos apoiar o desenvolvimento do cluster de biotecnologia, bioeconomia e ciências da vida do Estado do Rio de Janeiro; promover o desenvolvimento competitivo com foco na Inovação dos pequenos negócios; estruturar modelos de negócios para receber fundings nacionais e internacionais; e atuar como um agente facilitador de acesso a mercados nacionais e internacionais.
A Biosolvit Soluções em Biotecnologia, pequena empresa do município de Barra Mansa se tornou, em dois anos, um sucesso internacional através do Prointer Bio. Ela é uma das 54 empresas que alcançaram resultados significativos com a participação no programa, como: transferência tecnológica de cerca de U$25 milhões, captação de investimentos de R$ 9 milhões, novos contratos (clientes e parcerias) um crescimento de 79,15%; ganho de competitividade e 40% das empresas do projeto estão internacionalizadas.“Nosso objetivo é transformar conhecimento em tecnologia e tecnologia em inovação, ou seja, tirar a tecnologia da bancada e levá-la ao mercado nacional e internacional.
O Prointer Bio também atua em Open Inovation com grandes empresas, como a L’ Oréal, Votorantim, FK Biotecnologia, Fibria, Albert Einstein Hospital, além da Fiocruz”, afirma a coordenadora de Negócios Internacionais do Sebrae Rio, Miriam Ferraz.
BIOTECNOLOGIA
A Biosolvit é uma empresa de biotecnologia aplicada, com foco em pesquisa e desenvolvimento de novos materiais. O negócio foi organizado em duas áreas: Biogreen, que industrializa produtos para preservação da flora e a Bioblue, direcionada a produtos para a preservação da água. A empresa é acompanhada desde 2016 pelo Sebrae, através do Prointer Bio, seguindo a trilha de desenvolvimento desenhada para negócios de alto impacto. Ela recebeu aporte de um investidor anjo, o que gerou a oportunidade de levar a fábrica ao município catarinense de Porto Belo.
Como a matéria-prima principal da empresa é o reaproveitamento dos resíduos da lavoura de palmito, a nova planta industrial proporciona eficiência máxima pela localização na região onde é cultivada a maior parte do palmito produzido no Brasil. A empresa conta com um corpo de cientistas e experts no desenvolvimento de tecnologias e já está desenvolvendo tecnologias com grandes multinacionais como a L’ Oréal e outras, mas também atua no desenvolvimento e comercialização de tecnologias desenvolvidas por eles como é o caso da barreira de biorremediação natural.
Ganhou vários prêmio como a copa mundial das Startups em São Francisco, South Summit Sustainability e a mais recentemente, entre mais de 4.000 startups de 63 países a Biosolvit conquistou o segundo lugar no ranking Unicorn Battle – Silicon Valley e o primeiro lugar do Unicorm Battle in Brazil.