ESTADO
Estão abertas até o dia 10 deste mês as inscrições para a 16ª edição do Parlamento Juvenil da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação. Nas redes sociais da Seeduc, uma aluna da rede estadual e atual parlamentar juvenil está buscando incentivas as novas inscrições.
Isabelli Martins, de 16 anos, é aluna do CB PM Elisângela Bessa Cordeiro, em Areal. “Para mim, foi realizador viver esta experiência. E você também pode viver isso: ser um parlamentar juvenil e ter a oportunidade de mudar a história do seu município”, disse.
Podem participar adolescentes entre 14 e 17 anos que estejam cursando a 1ª ou 2ª série do Ensino Médio na rede estadual de ensino. Por meio do projeto, cada cidade do estado poderá ter o seu representante juvenil, que irá vivenciar, por uma semana, a rotina de um deputado estadual na Assembleia Legislativa. “Esta oportunidade nos faz olhar que temos palco e voz e, sobretudo, podemos fazer a diferença com a criação de leis para o nosso estado”, afirma Isabelli Martins, que foi recém-eleita no Parlamento Juvenil Mercosul e passará o cargo na Alerj em julho.
A secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto, destaca a importância da participação dos jovens. “Este programa é de extrema relevância, pois irá possibilitar a formação política dos nossos alunos, trazendo a reflexão crítica, o exercício da cidadania, da democracia, da liderança, e, claro, a vivência do processo legislativo, demonstrando a eles o quanto é fundamental se preocupar com as necessidades da nossa população”, diz a secretária.
As votações nas escolas acontecerão de 14 a 16 de abril. Os eleitos aprenderão sobre o funcionamento do Legislativo fluminense e apresentam propostas que podem tramitar na Alerj e se tornar leis estaduais.
Ao longo desta iniciativa, os alunos também passarão por cursos de qualificação oferecidos pela Escola do Legislativo do Estado do Rio de Janeiro (Elerj), abordando temas como língua portuguesa, gestão orçamentária, ética no serviço público e técnicas legislativas. A capacitação presencial ocorrerá entre 28 de abril e 16 de maio.
Já a Semana Parlamentar, período em que os jovens assumem funções semelhantes às de um deputado estadual, será realizada entre 22 e 27 de junho. Durante essa fase, os integrantes conhecem a sede da Alerj, elegem a Mesa Diretora, formam comissões temáticas e apresentam seus próprios projetos de lei.
As inscrições podem ser feitas pelo site www.parlamento-juvenil.rj.gov.br.