A Semana Nacional do Trânsito em Volta Redonda foi aberta nesta terça-feira, 18, com palestra da Guarda Municipal (GM), ministrada pelo Inspetor Valdo Gomes Rocha, no auditório Instituto de Pesquisas e Planejamentos Humanos de Volta Redonda (IPPU), no Aterrado. Ele falou aos convidados sobre o tema “ Educação no trânsito e Cidadania”. Nesta quarta-feira, 19, às 9 horas, fazendo parte da programação, haverá visita de 40 alunos da Fundação Beatriz Gama (FBG) ao Kartódromo, no bairro Aero. De terça até quinta-feira, a Guarda Mirim estará fazendo campanha de conscientização no trânsito, com entrega de panfletos, nos bairros Aterrado e Vila Santa Cecília.
Na sexta-feira, 21, o time da Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana (STMU ) na Feira da Educação e Carreira com panfleto da campanha e participação do Stand da Educação. No dia 24, às 14 horas, haverá palestra com o Corpo de Bombeiros com o tema “Prevenção de Acidentes de Trânsito”, no auditório da Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Volta Redonda (Aciap-VR), no bairro Aterrado. Para o dia 25, último dia de campanha, está programada a reativação da Mini Cidade do Trânsito, na Ilha São João, com visita dos alunos da Fundação Beatriz Gama.
A Semana do Trânsito, que acontece em todo o país, tem como finalidade envolver toda a sociedade em uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade. Segundo destacou o secretário de Transporte e Mobilidade Urbana, Maurício Batista, a semana dedicada a debate tem como intenção tornar o transito seguro para todos. Disse ainda que a idéia é trabalhar a segurança no trânsito através da conscientização, pois isso gera uma economia ao município e evita acidentes. Disse ainda que com uma mobilização nacional o tema pode ser mais debatido pela sociedade. Contou também que as diversas atividades que irão acontecer durante a semana com tem como intuito educar e pensar de forma conjunta os desafios da mobilidade urbana.