Servidores municipais farão teste rápido contra Covid-19 em Itatiaia

0

ITATIAIA

Os servidores municipais, que atuam no prédio da prefeitura, serão submetidos a um teste rápido de Covid-19. A medida teve início na tarde de segunda-feira, dia 7, e visa fazer um mapeamento entre os servidores que estão atuando presencialmente na sede da administração municipal. A ação tem como objetivo, ainda, identificar o índice de contaminação do vírus em pessoas que sejam assintomáticas, ou seja, que contraíram a doença, não apresentaram sintomas, mas, mesmo assim, podem infectar outras pessoas.

Teste rápido visa o mapeamento entre os servidores que estão atuando presencialmente na sede da prefeitura-Divulgação PMI

Os exames são feitos por meio de testes rápidos. O método utilizado consiste em coletar uma amostra de sangue do paciente para detectar a presença de dois tipos de anticorpos: o IgM e o IgG. O primeiro é considerado um marcador para a fase aguda da doença e começa a ser produzido entre cinco e sete dias após a infecção pelo vírus. Já o segundo é um anticorpo mais específico que permanece circulando mesmo após o fim da fase aguda, indicando que a pessoa está teoricamente protegida de futuras infecções.

De acordo com o secretário de Saúde do município, Raphael Figueiredo Pereira, o objetivo é a proteção também da população que busca atendimento na prefeitura. “Queremos rastrear possíveis casos e pessoas assintomáticas. É muito importante identificar esses casos para mapearmos melhor a pandemia no município, realizar a quarentena domiciliar dos infectados para conter a propagação do vírus e, quando preciso, fazer o tratamento adequado para que o paciente se recupere o mais rápido possível”, disse Raphael.

error: Conteúdo protegido !