BARRA MANSA
O grupo Abadá Capoeira realizou na noite de sexta-feira, dia 11, o ‘Dia da França’. O evento, que aconteceu no Centro de Cultura Estação das Artes, reuniu alunos brasileiros e 35 franceses. As atividades fazem parte da programação do Encontro Regional de Capoeiristas.
O responsável pela iniciativa, mestrando Pretinho, explica que os franceses são alunos da Abadá Capoeira, na Europa, e que vieram para Barra Mansa por meio de um programa de intercâmbio. “Há 23 anos nós realizamos intercâmbios para França e lá já é de costume fazermos um ‘Dia do Brasil’, onde além dos jogos e da degustação de comidas típicas, os alunos falam sobre a cultura brasileira e do nascimento da capoeira. Agora nós tivemos a ideia de realizar um ‘Dia da França’ aqui no Brasil e promover uma interação ainda maior entre eles e as culturas”, falou.
Uma das responsáveis pelo grupo da França é a graduanda em Capoeira Marie Bodinier, que é conhecida como ‘primavera’. Ela conta que para conseguir trazer os alunos de outro país foram realizadas diversas iniciativas para arrecadar recursos financeiros. “Durante um ano desenvolvemos atividades para conseguir dinheiro e proporcionar esse encontro. Essa integração social é muito importante para nós. Os alunos franceses estão ficando na casa dos alunos brasileiros e assim conhecendo um pouco sobre a realidade de cada um”, contou.
Timotté Duzon, conhecido como ‘picolé’, é francês, tem 15 anos e é a primeira vez que está no Brasil. “Estou descobrindo como meus professores de capoeira foram formados. Estou achando o Brasil incrível”, disse.
Héker Cttrist, conhecida como ‘indecisa’ também está gostando da experiência. “O Brasil tem uma energia que envolve a gente e esperamos poder levar isso para França”, contou.
Os alunos franceses, com idade entre cinco e 60 anos, estão no Brasil há quase um mês e ficarão até setembro, já que a partir do dia 22 de agosto será realizado no Rio de Janeiro, um Campeonato Mundial de Capoeira.