RESENDE/ITATIAIA
Quem ainda pensa em aproveitar o feriado prolongado de Finados para visitar as regiões turísticas de Resende e Itatiaia, ainda vão encontrar muitos hotéis e pousadas com vagas disponíveis. Em Resende, a Associação Turística e Comercial da Região de Visconde de Mauá (Mauatur) acredita que a taxa de ocupação deste feriado não repita o feriado de 12 de outubro quando na véspera a ocupação atingia 70% e chegou a quase 100% ao longo daquele feriado. Para Finados, a expectativa gira em torno de 65% de ocupação nos hotéis e pousadas da região. A justificativa para a baixa ocupação, segundo a Associação, seria a proximidade com o final do ano. “As pessoas já estão se programando para comprar pacotes e passar os festejos de fim de ano na região. Mas acreditamos que até sexta-feira o movimento nesse feriado tenha um aumento. Temos ainda muitos leitos vagos”, informou a Mauatur.
A expectativa em Itatiaia também não é diferente. De acordo com a Secretaria de Turismo do município, a taxa de ocupação de hotéis e pousadas dever ficar em torno de 75%. Os locais mais procurados deverão ser Penedo, onde fica a colônia finlandesa; as localidades de Maromba e Maringá e o Parque Nacional do Itatiaia.
Eventos Gastronômicos
Além dos pontos turísticos, a boa comida é umas das apostas da rede hoteleira para atrair os turistas durante o feriado de Finados. Em Visconde de Mauá, está acontecendo a 15ª Temporada da Truta, evento organizado pela Mauatur onde 35 estabelecimentos, entre bares, restaurantes e pousadas participam oferecendo almoços e jantares à base de truta, preparados por chefs renomados da região.
O Festival segue até o dia 26 de novembro e a programação conta com uma série de palestras sobre gastronomia e degustação de pratos.
Paralelo a Temporada da Truta, no mesmo período acontece o 4º Bebavinho que está reunindo enófilos, importadores, produtores e amantes em geral da tradicional bebida. No total, vão ser 21 hotéis, pousadas e restaurantes participantes. O evento também contará com palestras, degustações e feira de vinhos importados e nacionais. “Os turistas vão ter a oportunidade de estar não só numa feira de vinho, com uma imensa variedade, mas também de poder identificar e aprimorar o paladar de uma forma simples, elegante e com grandes especialistas”, adianta Paulinho Gomes, presidente da Mauatur.
Bares, restaurantes e pousadas de Visconde de Mauá, Maromba, Maringá e Penedo estão participando dos dois eventos.
Boa comida também em Resende
Em Resende, o turista também poderá apreciar a boa comida oferecidos em 14 estabelecimentos da cidade que participam do Circuito Resende Gastronômico. O evento começou no dia 1º de novembro em vai ate o fim do mês. Promovido pela Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), com patrocínio do Sebrae e apoio da Prefeitura de Resende e do Conselho Municipal de Turismo, entre outros parceiros, o Circuito chega este ano à sua terceira edição.