BARRA MANSA
O município recebeu na manhã dessa sexta-feira, dia 1º, o Ônibus Lilás, na Praça da Matriz, no Centro. O projeto, que é realizado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, vem com o intuito de levar informações sobre a violência contra a mulher. Na ocasião, foram feitos 167 isenção de taxa para retirada de segunda via de documentos, 120 atendimentos de saúde e 40 atendimento individual à mulher. Para o atendimento individual, uma equipe técnica, com psicólogo, advogado e assistente social, estava a disposição para orientar as mulheres que estivessem passando por algum tipo de violência. O Ônibus esteve no local de 10 às 15 horas.
Pintado na cor lilás, o ônibus conta com salas fechadas para garantir privacidade às mulheres, com modelo de atendimento multidisciplinar para vítimas de violência. Na ocasião, estiveram presentes a 4ª seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), defensoria pública, a Patrulha da Mulher da Guarda Municipal e a Patrulha Maria da Penha da Polícia Militar. A equipe de saúde também esteve presente para aferição de preção e orientação sobre o câncer de mama.
Segundo a gerente de Proteção Especial da Secretaria de Assistência Social, Edilene Moreira, muitas mulheres não sabem que estão passando por algum tipo de violência. “Queremos alcançar o maior número de mulheres em parceria com o projeto do estado. Além de orientação, foram disponibilizados os serviços de isenção de taxa dos documentos e aferição de pressão, para atrair esse público, e, para que assim possamos chegar até elas”, disse, completando que Barra Mansa tem tido altos níveis de violência contra a mulher e essa é uma forma de tentar mudar essa realidade.
A advogada e coordenadora do Núcleo de Atendimento a Mulher de Barra Mansa, Vanessa do Amaral Serpa, contou que nas orientações, a mulher tem explicações de como funcionam todos os tipos de violência e a quem recorrer nessas situações. “Nós explicamos que a violência não é apenas física, existe a psicologia, a patrimonial, entre outras. E essa agressão não vem apenas do seu parceiro”, disse, ratificando que na ocasião a equipe procurou abordar as mulheres para conversar. “Se ela se sentir à vontade, a gente entra no Ônibus para o atendimento individual e ela tem a assistência da nossa equipe técnica e as orientações necessárias”, expôs.
A secretária de Assistência Social, Ruth Coutinho, mesmo não estando em exercício da função no momento, fez questão de comparecer ao local para apoiar a causa. “Esse projeto serve para mostrar que essas mulheres não estão sozinhas, elas têm apoio. Isso é importante demais para que essa violência diminua”, finalizou.
Caminhão do Novembro Azul chegará a Barra Mansa
Chega na quarta-feira, dia 6, em Barra Mansa, o caminhão do Governo do Estado que faz a campanha Novembro Azul. Três localidades do município receberão o veículo, que ficará disponível para a realização de testes rápidos para sífilis.
O caminhão estará na quarta-feira no pátio da prefeitura. O veículo ficará à disposição da população de 9 às 16 horas. A subprefeitura da Região Leste recebe a iniciativa na quinta-feira, dia 7, de 9 às 16 horas. E por último, o Centro da cidade recebe o caminhão no sábado, dia 9, de 9 às 16 horas.
O secretário de Saúde de Barra Mansa, Sérgio Gomes, enfatizou a importância do diagnóstico precoce e destacou a parceria com o estado para a visita do caminhão. “É uma campanha muito importante, principalmente pelo fato dos testes rápidos. O diagnóstico precoce faz toda a diferença nessa situação, além de mais uma parceria fundamental com a Saúde do Estado”, frisou Sérgio.
NOVEMBRO AZUL
Novembro Azul é um movimento mundial que acontece durante o mês de novembro para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros e as maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos, além de pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho.