ITATIAIA
A Prefeitura de Itatiaia, por meio da Secretaria de Saúde, e da equipe de educação em saúde do Centro de Controle de Zoonoses, realizou 58 operações de castração. Em média serão realizados cerca de 22 atendimentos por dia até o fim do mês. Cães e gatos oriundos de áreas prioritárias, localizadas próximas do entorno do Parque Estadual de Pedra Selada, receberam a intervenção que ajuda no controle de natalidade, e reduz o risco do câncer de mama, nas fêmeas, e de próstata nos machos.
O período de castração segue até o próximo dia 6 de julho, e acontece de segunda a sábado, das 9 às 18 horas. Quem já realizou o cadastro deve aguardar o contato da equipe de trabalho. Os procedimentos cirúrgicos, que estão sendo realizados no bairro África I, respeitam todos os critérios técnicos alinhados com as regras e autorização do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV).
A iniciativa integra ações conjuntas ao projeto ‘Ambiente Animal’, realizado pela Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS), e que visa diminuir a ação predatória de animais domésticos sobre os animais silvestres que vivem próximos das Unidades de Conservação (UCs).