VOLTA REDONDA
Volta Redonda recebe amanhã a primeira fase da etapa regional de handebol dos Jogos Estudantis do Rio de Janeiro 2019, na Arena Multiuso da Ilha São João. O evento, que é organizado pela Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude (SEELJE) e conta com o apoio da Secretaria de Esporte e Lazer de Volta Redonda (SMEL), vai receber cerca de 100 alunos da cidade nas categorias sub-14 e sub-17 masculino e feminino.
Segundo os organizadores, cinco unidades escolares vão representar a cidade: Colégio Getúlio Vargas, Colégio Professora Themis de Almeida, Colégio Nossa Senhora do Rosário, Colégio Interativo e Colégio Garra.
Segundo a secretária de Esporte e Lazer, Maria Paula Tavares, o evento é uma importante parceria conquistada entre a SMEL e a SEELJE. “Recentemente junto com o prefeito Samuca Silva participamos de uma reunião com o secretário Felipe Bornier da SEELJE. Onde alinhamos as parcerias entre a cidade e o Estado, e oferecemos nossa estrutura para a realização desse tipo de evento. Além de buscar inovação para os nossos Jogos Estudantis (JEVRE). Essa ação em conjunto com o estado vai dar mais oportunidades aos alunos e atletas da cidade”, disse.
Ela explica que a competição conta com quatro modalidades coletivas: futsal, basquete, vôlei e handebol. E 11 modalidades individuais: atletismo, judô, natação, luta olímpica, luta greco romana, ginástica rítmica (feminino), xadrez, tênis de mesa, badminton, ciclismo, vôlei de praia.
“O estado foi dividido em sete regiões (o segundo colocado da região com maior número de inscritos ganha uma oitava vaga), atendendo aos municípios e diminuindo o deslocamento dos jovens atletas. De cada região sai um finalista”, conta a secretária.
O prefeito Samuca Silva, enfatizou que a competição vai envolver muitos atletas de todo o estado. “Sabemos da importância de alinhar parcerias em um momento de crise e de poucos recursos. Essa competição é muito importante para nossos atletas, será um momento de vivências que o esporte é capaz de proporcionar. No encontro recente que tivemos com o secretário pudemos abordar temas como o desenvolvimento ao programas esportivos da cidade, o apoio na criação da Lei Municipal de Incentivo ao Esporte e incentivo aos eventos esportivos, além do apoio a Olimpede”, falou.