BARRA MANSA
A Prefeitura de Barra Mansa iniciou conversas com o Governo do Estado para a construção de 400 unidades habitacionais que seriam destinadas às famílias atingidas pelas últimas chuvas afetadas pelas cheias do Rio Barra Mansa. A possibilidade foi tratada com o governador Wilson Witzel (PSC) em visita após a chuva do dia 19 deste mês e nesta terça-feira, 28, uma segunda conversa foi realizada com o subsecretário Estadual de Habitação, Fábio Quintino. Algumas áreas já estão sendo discutidas e, segundo o prefeito Rodrigo Drable (MDB) informou ao A VOZ DA CIDADE, o próximo passo é viabilizar as demandas do Governo do Estado, pois ele será o responsável pela construção das casas.
O prefeito levou o subsecretário às obras do Minha Casa, Minha Vida do bairro Santa Isabel, que servem como modelo padrão. No local serão entregues até o mês de novembro deste ano 680 unidades para moradores que atendem o requisito do programa na Faixa 1, ou seja, até R$ 1,8 mil de renda familiar. O prefeito afirma que é o maior projeto habitacional da história de Barra Mansa e com a promessa do governador, o número de casas construídas na cidade tende a aumentar.
Sobre as 400 unidades prometidas pelo governador a Barra Mansa, o prefeito mencionou que serão para beneficiar as pessoas que estão em área de risco na beira do Rio Barra Mansa. “Essas casas vão desabar. A chuva foi muito forte e os próprios moradores estão me cobrando isso. O Rio Barra Mansa é um local que historicamente e reiteradamente enche e causa problemas em casas”, citou Drable, mencionando que serão beneficiados moradores dos bairros São Luiz, Nova Esperança, Boa Sorte, parte de Piteiras e Marajoara.
DOAÇÕES DE ONG RIO SOLIDÁRIO
Ainda ontem, o prefeito Rodrigo Drable recebeu do Governo do Estado uma van repleta de doações que serão entregues para as famílias atingidas pela última chuva. A destinação foi da presidente de honra da ONG Rio Solidário, a primeira-dama, Helena Wizel. Foram doados 501 quilos de alimentos não perecíveis, 10,5 quilos de alimentos perecíveis, 300 quilos de alimentos perecíveis em unidades e 353,1 litros de água, suco e leite.
Rodrigo Drable ressaltou a importância da prefeitura em poder contribuir com esse momento e afirmou que o trabalho de arrecadação e reestruturação do município será mantido. “Agradeço grandemente a iniciativa da primeira dama do Estado e de toda equipe da ONG Rio Solidário. Vamos manter nosso compromisso com Barra Mansa, para que ao fim desse trabalho todas as famílias atingidas pelas chuvas sejam atendidas”, reforçou.
Presente na entrega a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos de Barra Mansa, Ruth Coutinho, destacou a importância em poder ajudar as famílias com essas doações e, ainda frisou a satisfação em receber o grupo. “Estamos muito gratos em poder contar com tanta ajuda como temos tido. Nesses momentos percebemos como Barra Mansa é amada e como as pessoas são solidárias. Ainda estamos trabalhando intensamente para atender todas as pessoas que passaram por esse momento difícil, mas hoje é dia de comemorar e agradecer”, expressou a secretária.
Representando a primeira-dama, esteve em Barra Mansa a coordenadora do Programa de Doação da ONG Rio Solidário, Mônica Miranda. Segundo ela, uma das ações da ONG é o programa de doações. “Trabalhamos com campanhas de arrecadação durante o ano todo, porém quando acontece algum tipo de urgência como esta, nos mobilizamos para ajudar. Nós cobrimos os 92 municípios do Rio de Janeiro, atuando em todo estado. No caso específico de Barra Mansa, a demanda surgiu da própria primeira dama do Estado”, concluiu.