Notas & Notas – 2 de abril de 2019

0

CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE

A Secretaria de Saúde de Barra Mansa começa dia 10 de abril a campanha de vacinação contra a gripe. A iniciativa visa reduzir as complicações, internações e mortalidade decorrentes das infecções trazidas pelo vírus da influenza. O público-alvo do município é formado por 48.456 mil pessoas dos grupos prioritários. A meta é vacinar 90% deste total, ou seja, 43.610 mil cidadãos. De acordo com a coordenadora do setor de Imunização da Secretaria de Saúde, Marlene Fialho, a campanha segue até o dia 31 de maio. O dia D de mobilização nacional acontece no dia 4 de maio. As doses da vacina estarão disponíveis em todos os postos de saúde do município, de segunda a sexta-feira, de 8 às 17 horas.

QUEM DEVE VACINAR

Este ano, por determinação do Ministério da Saúde serão vacinadas crianças de seis meses até cinco anos 11 meses e 29 dias. Além delas, idosos com 60 anos ou mais; gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, professores da rede pública e particular de ensino, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas mediante prescrição médica, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional (especificamente no Sul Fluminense, os encarcerados nas cidades de Resende e Volta Redonda). Outras vacinas também serão oferecidas às crianças para a atualização do calendário vacinal. É necessária a apresentação o cartão de vacina da criança.

PORTAL DO TURISMO DE ITATIAIA

A Prefeitura de Itatiaia, por meio da Assessoria Especial de Comunicação está finalizando os últimos detalhes para o lançamento do novo ‘Portal do Turismo de Itatiaia’. Com a novidade, os internautas poderão saber mais sobre os pontos turísticos da cidade, o calendário de eventos, espaços de gastronomia, hotelaria, agências e assistência aos turistas e também as principais notícias sobre o setor. Para o próximo mês, a equipe se prepara ainda para começar as gravações do vídeo institucional que contará um pouco da história de Itatiaia e suas paisagens naturais como o Pico das Agulhas Negras e as cachoeiras em Maringá e Maromba.

OPERAÇÃO TAPA-BURACO

Foto: Divulgação


O bairro Parque Maíra, em Pinheiral, recebeu os serviços de roçada e manutenção das vias com a 5ª Operação Tapa-buraco. Segundo informações do secretário municipal de Serviços Públicos, Jaílson Rodrigues, a partir de amanhã, terça-feira, dia 2, a operação tapa-buraco será realizada com a manutenção das vias dentro do bairro Parque Maíra. A Prefeitura de Pinheiral através da Secretaria Municipal de Serviços Públicos começou a fazer a manutenção pela Rua Ana Torres na última quinta-feira. Outro ponto que também já recebeu a operação é a Avenida Nilton Penna Botelho, uma das principais vias de acesso ao município.

SERVIÇO PÚBLICO RECEBE VEÍCULOS E EQUIPAMENTOS

A equipe da Secretaria Executiva de Serviço Público da Prefeitura de Angra dos Reis agora conta com equipamentos e funcionários para melhorar a manutenção da cidade e agilizar a reforma de espaços públicos, principalmente de escolas e postos de saúde. Diversos materiais, incluindo carros, caminhões, retroescavadeiras e botes foram entregues pelo prefeito Fernando Jordão na manhã de sábado, 30, em uma cerimônia na sede do Serviço Público, na Praia do Anil. Essa entrega de materiais faz parte do programa de reestruturação das Coordenadorias Técnicas das Regiões Administrativas do município, que incluiu ainda a contratação de mais profissionais.

MERCADO DE ORGÂNICOS

Foto: Divulgação


A Prefeitura de Volta Redonda abriu licitação para contratar uma empresa especializada que irá construir o Mercado Municipal de Produtos Orgânicos do município. A escolha de empresa ocorrerá no dia 17 de abril, às 9 horas, na Central Geral de Compras (CGC). O mercado, que será construído na tradicional Praça da Chaminé, no bairro Aterrado, será o primeiro de comércio exclusivamente de orgânicos, feito pelo poder público, no Estado do Rio de Janeiro.

FORMAÇÃO AOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO

Em comemoração ao Dia Mundial do Autismo, O Núcleo Municipal de Educação Especial Domiciana Gavião Neves I de Rio Claro promoverá uma capacitação de 40 horas com o tema: Transtorno do Espectro Autista (TEA), ministrado pela professora Claudia Miccichelli. A capacitação será para os profissionais da rede municipal da Educação de Rio Claro, e acontece nos dias 13 e 27 de abril, 4 de maio e 1 de junho, das 8 às 16 horas, na Faetec.

VERBA LIBERADA

O secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Volta Redonda, Joselito Magalhães, informou que a verba para a construção do Mercado de Produtos Orgânicos já está liberada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, através do Sistema de Convênios e Contratos de Repasse do Governo Federal (Siconv), que trata das transferências de recursos federais para projetos sem fins lucrativos.

MELHORA DOS ÔNIBUS

A direção da Viação Sul Fluminense, empresa responsável por grande parte do transporte coletivo de Volta Redonda, fará hoje a apresentação dos 31 novos veículos adquiridos. Todos os novos carros terão wi-fi, ar condicionado e passarão a compor sua frota a partir deste mês. A apresentação à imprensa vai acontecer na sede da empresa, na Rua Marina Godoy Barreira Cravo, 267, no bairro Voldac, em Volta Redonda. Haverá um café da manhã e em seguida o administrador da empresa, Miguel Dale, abrirá para perguntas. Depois da coletiva vai acontecer um tour no novo ônibus.

PROCESSO SELETIVO

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) publicou edital para processo seletivo do curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Realizado concomitantemente com o Ensino Médio os cursos ofertam 66 vagas em Volta Redonda, 70 em Resende e 65 em Pinheiral. Além destes municípios há vagas em outras localidades do Estado.

ENSINO FUNDAMENTAL

O curso técnico de nível médio é destinado para quem concluiu o Ensino Fundamental ou esteja cursando no mínimo o segundo ano do Ensino Médio. As provas vão abranger matérias do Ensino Médio. A inscrição pode ser feita por Formulário de Pedido de Inscrição, na página do IFRJ e na página do Instituto SELECON, entre 3 de abril a 7 de maio deste ano. A taxa de inscrição é de R$ 50 e pode ser paga até o dia 8 de maio.

PREFEITURA CONSTRÓI MURO DE CONTENÇÃO

A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, via Secretaria Executiva de Obras, está trabalhando na construção de um muro em blocos de concreto para contenção, no Morro da Boa Vista, no Parque Mambucaba. De acordo com o secretário de Obras, Alan Bernardo, a obra, realizada na Rua da Assembleia, possui 60 metros lineares de comprimento e média de dois metros de altura. “As obras foram iniciadas no dia 18 de março. Nossa expectativa é que as intervenções sejam concluídas em 60 dias, ao custo de pouco mais de R$ 44 mil”, informou Alan Bernardo, reforçando que a obra dará segurança a cerca de 20 famílias da comunidade.

PROGRAMA ESCOLAS DA TERRA

Com o objetivo de promover a formação específica e continuada dos docentes que atuam nas escolas do campo, a Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Educação, via Departamento de Diversidade e Inclusão, aderiu ao Programa Escolas da Terra, do Ministério da Educação. O programa tem o objetivo promover a melhoria das condições de acesso, permanência e aprendizagem dos estudantes do campo em suas comunidades. Para isso, oferece apoio à formação de professores que atuam nas turmas dos anos iniciais do ensino fundamental.

MAIS INFORMAÇÕES

No Estado do Rio de Janeiro, o programa, com 120 horas, é realizado por meio da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).  Em março, Angra dos Reis sediou a formação, com a participação de docentes do município e de Paraty. Mais informações sobre a formação podem ser obtidas no setor de Assistência de Diversidade, na Secretaria de Educação, pelo telefone 24 33771962 e/ ou e-mail: se[email protected].

REVITALIZA RESENDE CHEGA AO PARQUE DO AARÃO

Foto: Divulgação


A Prefeitura de Resende iniciou as obras de recuperação do Parque do Aarão, localizado no Centro Histórico da cidade. A área de lazer começou a receber serviços de pintura, reforma da quadra de areia, poda de árvores, além da instalação de novos brinquedos como balanço, gira-gira, escorrega e gangorra, e aparelhos para a Melhor Idade. O espaço também vai receber uma “casinha do Tarzan”. O jardim será todo cuidado e os banheiros do parquinho também estão sendo contemplados pelo Revitaliza Resende, onde passarão a ser adaptados e mais amplos. “Essa é uma obra muito esperada pela população e vai receber toda a atenção que merece. Ainda tem muito a ser feito, mas aos poucos, com paciência, trabalho, honestidade, comprometimento e gestão, o Revitaliza Resende está chegando a todos os lugares”, disse o prefeito em sua rede social.

GUARDA MUNICIPAL DE QUATIS PARTICIPAM DE TREINAMENTO

Foto: Divulgação


Quarenta agentes da Guarda Municipal de Quatis participaram ontem a aula inaugural sobre o tema ‘Legislação no Trânsito’. A aula ocorreu no auditório do Centro Administrativo da Prefeitura, localizado no bairro Bondarowsky e contou também com as participações do prefeito Bruno de Souza (MDB), do secretário de Ordem Urbana do município, Braz Júnior e do comandante da Guarda Municipal, João Eurico Evangelista. A atividade fez parte das ações voltadas à atuação da corporação no trânsito. Até o final do mês, o desrespeito às normas de segurança no sistema viário será penalizado com as sanções previstas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

CARGA HORÁRIA – continuação

Ministrado por agentes da Guarda Municipal de Barra Mansa, que já são credenciados pelo Detran para atuar na fiscalização do trânsito daquela cidade, a capacitação terá continuidade ao longo deste mês. As próximas atividades vão ser realizadas no Ciep Municipalizado Marciana Machado De Elias, situado no bairro Nossa Senhora do Rosário, totalizando uma carga horária de 200 horas. Além dos guardas municipais de Quatis participam também 16 agentes já credenciados pelo Detran para fiscalizar o cumprimento das regras de trânsito.

Um fato na foto – RA

Realizar sonho pode ser fácil, basta querer…

Mais um sonho de uma criança foi realizado. No último sábado, policiais militares lotados no Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis), mantido pela Prefeitura de Angra dos Reis, e policiais do 33º Batalhão de Política Militar (BPM), garantiram a alegria do aniversariante Nicolas, morador do Parque Mambucaba. O menino, que completou seis anos, teve o sonho realizado ao ganhar uma festa com o tema policial. O pequeno pode dar uma volta na viatura policial e curtiu sua festa com o traje perfeito: a farda da profissão que tanto admira.

Deixe um Comentário