Notas & Notas dia 5 de maio de 2020

0

MATERIAL PEDAGÓGICO

A Prefeitura de Quatis, por meio da Secretaria de Educação do município, anuncia que devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19) as aulas continuarão suspensas. A prefeitura informa aos estudantes e pais de alunos matriculados da rede municipal de ensino que está preparando um material pedagógico para ser distribuído entre os alunos. O material denominado “Orientações e Atitudes” contém dicas de livros, filmes, tutoriais, músicas, vídeos, blogs, sites, visitas virtuais a museus, brincadeiras e jogos que os pais poderão vivenciar com seus filhos, dando novo sentido a essa rotina de busca de conhecimento.

ENTERRADO CORPO DE PEDRO MÁRCIO BRAILE

Foto: Redes Sociais


O corpo do engenheiro sanitarista Pedro Márcio Braile, de 90 anos, foi sepultado no último sábado, dia 2, Cemitério Municipal Senhor dos Passos, em Resende. O engenheiro, que morreu na sexta-feira, dia 1º, no Rio de Janeiro, onde morava, era filho do ex-vereador Pedro Braile Neto, patrono do colégio que leva seu nome. Pedro morreu em consequência de um AVC, no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro. Ele era casado com Victoria Valli Braile e era pai de George, Márcio e Giovanna (que morreu em 2008). Deixou quatro netos: Ismail, Penélope, Marta e Luís.

ENFERMARIA TRANSFORMADA

Nessa semana a Prefeitura de Resende concluiu as enfermarias masculina e feminina da Nova Santa Casa de Misericórdia. O setor ganhou novo piso, iluminação e pintura. A intervenção corrigiu problemas pontuais que poderiam causar riscos ao atendimento na unidade. A acomodação da enfermaria passou a contar com TV e 20 camas no total (sendo dez na clínica cirúrgica feminina e de\ na clínica cirúrgica masculina), que são separadas por cortinas para dar privacidade aos pacientes. Para o prefeito Diogo Balieiro Diniz, as obras são fundamentais para assegurar conforto e dignidade não só para os pacientes, mas também para todos os funcionários da Santa Casa.

OUTRAS CONQUISTA DA SANTA CASA

A Nova Santa Casa de Misericórdia de Resende já recebeu a recuperação da fachada; retorno das cirurgias por videolaparoscopia e oftalmológicas; farmácia 24 horas, que ganhou maior espaço; reforma dos banheiros, enfermarias, corredores, cozinha, refeitório e lavanderia; aquisição de novos leitos, colchões, poltronas, macas e equipamentos; ampliação do Centro de Material Esterilizado (CME) e do ambulatório do SUS; aumento no número de cirurgias eletivas; entre outras melhorias.

PRORROGAÇÃO DE DECRETO EM QUATIS

O prefeito Bruno de Souza (MDB) assinou na última quinta-feira, dia 30, a prorrogação, até o dia 15 de maio, das medidas de prevenção e controle ao novo coronavírus em Quatis. A decisão foi baseada nos últimos dados divulgados pelo Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado de Saúde que apontam o crescimento da disseminação do contágio do Covid-19 para as próximas semanas. Como consequência da prorrogação, ficam mantidas as ações determinadas no decreto Nº 2864/2020, que estabelece o controle de acesso de pessoas e veículos no município por meio da barreira sanitária. Seguem fechados ao trânsito sete acessos à Quatis. Também foi prorrogado o decreto 2865/2020, que trata dos procedimentos a serem seguidos para a prevenção do coronavírus. Ficam mantidas as normas de funcionamento do comércio considerados essenciais, como supermercados e farmácias, bem como as atividades com restrições de abertura e as com atividades suspensas.

MAIS UM DRIVE-THRU

A Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, como forma de imunizar todo o público-alvo contra a Influenza, realiza nesta quarta-feira, dia 6, mais uma etapa de vacinação no sistema drive-thru. A iniciativa de vacinação contra a gripe será voltada, exclusivamente, para as gestantes e pessoas que tenham algum tipo de comorbidades.  Este público-alvo poderá se vacinar no período de 9 às 16 horas, no estacionamento da Área de Exposições, no bairro Morada da Colina. As gestantes e as pessoas com comorbidade poderão ser vacinadas sem sair dos seus carros. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, porém, para se imunizarem, elas devem estar com a carteira de vacinação em mãos e também obrigatoriamente devem apresentar uma declaração ou laudo médico que comprove a comorbidade.

NOVAS MEDIDAS

Já estão em vigor em Paraíba do Sul diversas medidas que visam evitar a disseminação do novo coronavírus, entre elas o uso obrigatório de máscaras, o fechamento do comércio, barreiras sanitárias operando 24 horas por dia e o bloqueio de seis entradas da cidade. Segundo o prefeito Doutor Alessandro, as medidas são necessárias. Ele ressaltou que as pessoas usem máscaras e somente saiam de casa se for extremamente necessário. As máscaras estão sendo distribuídas para a população. Cinquenta mil unidades ao todo adquiridas pelo governo municipal.  Uma UTI de campanha será montada na cidade, em local que está sendo avaliado. O prefeito informou que os profissionais de saúde estão sendo testados.

BLOQUEIO

Serão interditados fisicamente seis acessos a cidade com bloqueios sendo necessário que os motoristas passem pelas Barreiras Sanitárias citadas a cima. As entradas bloqueadas são: Chacarinha, localizada no bairro Liberdade; Estrada da Barrinha, Portal do Sol, Estrada Caminho do Ouro, Estrada do Passatempo e Estrada Francisco Corval, sendo as três últimas localizadas no Distrito de Sebollas – Inconfidência.  Para entrar na cidade será preciso apresentar comprovante de residência e quem trabalha em Paraíba do Sul, deverá também comprovar o exercício da atividade.

SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO NAS FILAS

Durante essa semana, a Prefeitura de Barra Mansa, por meio das Secretarias de Saúde e de Ordem Pública, está oferecendo diversos serviços voltados ao público usuário dos bancos. Desde ontem, profissionais das pastas estarão auxiliando os munícipes aprovados no sistema do auxílio emergencial, com orientação sobre cuidados em saúde, distribuição de máscaras, assepsia das mãos com álcool gel e monitoramento do distanciamento mínimo. Além disso, será disponibilizada uma ambulância, na Praça da Igreja Matriz, para atendimento emergencial. Ao todo, 24 profissionais estão nessa ação. Nos últimos dias, a Secretaria de Ordem Pública notificou quatro bancos para que apresentassem um melhor plano de atendimento aos usuários.

VOTANDO A FAVOR DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE

O deputado federal Alexandre Serfiotis (PSD), votou a favor do Projeto de Lei 1409/20 que dá prioridade na testagem do novo coronavírus a profissionais que atuam no enfrentamento ao combate à Covid-19. A medida segue agora para o Senado. “Sou médico e entendo a importância dos profissionais que estão atuando na linha de frente, por isso votei a favor da prioridade para eles nos testes de Covid-19. O Projeto de Lei também obriga empregadores a fornecer, gratuitamente, equipamentos de proteção aos profissionais que atuam em atividades essenciais e em contato direto com portadores ou possíveis portadores do coronavírus”, disse o deputado.

1ª FEIRA VIRTUAL DE ARTESANATO

Diante da impossibilidade de realizar uma feira nas praças da cidade devido à pandemia do novo coronavírus, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, através da Gerente de Turismo, Bhella Santos, reuniu cerca de 50 artesãos e inovou lançando a 1ª Feira Virtual de Artesanato do município. O tema desta primeira edição é o Dia das Mães. A feira será realizada em uma página no Facebook, chamada “Feira Virtual de Artesanato Barra Mansa RJ” e pode ser acessada através do link: https://bit.ly/3ddOOK8. Esta feira tem como objetivo amenizar o impacto da ausência de feiras e eventos por conta do isolamento social, criando uma forma alternativa de venda e movimentando a economia criativa do município. Ângela Alves, uma das artesãs do projeto, reiterou a importância da feira virtual.

Um Fato a Foto

Profissionais do hospital recebem homenagens

Foto; Divulgação


Profissionais de saúde do Hospital de Emergência Henrique Sérgio Gregori, em Resende, receberam uma homenagem da prefeitura. Em tempos de pandemia, todos os gestos de carinho são uma forma de confortar as pessoas que estão na linha de frente do combate ao novo coronavírus (Covid-19). O trio da Casa da Cultura Macedo Miranda realizou uma apresentação especial na frente da unidade. Médicos, enfermeiros, técnicos, equipe de serviços gerais e todos os funcionários da unidade hospitalar puderam parar um pouco suas atividades para prestigiar os músicos. “Aproveito para agradecer todos os profissionais que estão atuando, incansavelmente, neste período, sem medir esforços para proteger e cuidar da nossa população. Muito obrigado”, disse o prefeito Diogo Balieiro Diniz, em sua rede social.

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !